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Design da Informação: análise de campanha de educação ambiental

Mota, Meiriédna Queiroz ; Waechter, Hans da Nobrega ;

Artigo completo:

Este artigo faz parte da tese que constitui uma investigação sobre a recepção das mensagens de uma campanha de educação ambiental criada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (SEMAS). O artigo se propõe a apresentar o resumo geral da tese. A análise se propõe a, com base em cartazes que compõem a campanha mencionada e após submetê-la às teorias do Design da Informação, da Persuasão na Comunicação e na Psicologia Social, bem como da Teoria da Ação Racional (TAR) e da Representação Social, inferir como se dá a campanha de educação ambiental e o que se faz necessário para aprimorá-la visando à sensibilização, motivação e mudança de atitude por parte do público a respeito das posturas relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade. O objeto da investigação é a forma ou manifestação da recepção, quando o sujeito é submetido à mensagem com foco na educação ambiental produzida pela SEMAS. A partir do teste e da análise da recepção, chegamos a constatações que foram testadas por meio de experimento comparativo, baseado nas questões teóricas que alicerçam a hipótese de que os artefatos gráficos que compõem a campanha citada podem ser aprimorados se levadas em consideração à lógica interna à mensagem durante o processo de criação.

Artigo completo:

Palavras-chave: design da informação, campanha, educação ambiental,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0029

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Como citar:

Mota, Meiriédna Queiroz; Waechter, Hans da Nobrega; "Design da Informação: análise de campanha de educação ambiental", p. 15-26 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0029

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