CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design da Informação e experiência do usuário: análise da interface do site The Business of Fashion

Information design and user experience: an interface analysis of The Business of Fashion website.

Mendes, Carolina ; Bueno, Juliana ; Sacchetti, Maria José ;

CIDI:

Este artigo apresenta uma análise da experiência do usuário no site The Business of Fashion (BoF). A partir de uma investigação em Design que aborda o desenvolvimento de uma interface digital de conteúdo crítico direcionado ao ensino acadêmico de Design de Moda, traz um desdobramento de sua componente exploratória. A pesquisa tem como problemática a falta de seleção crítica e reflexão especializada de informação de Moda e as escassas matérias consistentes, sérias, originais nos meios digitais. O objetivo deste artigo é analisar a interface do BoF de forma a identificar oportunidades às mídias digitais de informação de Moda. Parte de revisão bibliográfica sobre conceitos de Design da Informação, UX e design de interface. Em seguida são utilizados os cinco planos de desenvolvimento de UX de Garrett (2011) como modelo para a análise do caso de estudo: são identificadas as características dos planos no site e como se dá a transição de um plano para outro do nível mais abstrato para o mais concreto. Por fim é discutido como a disciplina de Design de Informação pode contribuir para a comunicação de Moda, tendo como resultado a ampliação de outras possibilidades e recursos para as mídias digitais voltadas ao ensino universitário em Design de Moda.

CIDI:

This paper presents an analysis of the user experience on The Business of Fashion (BoF) website. From an investigation in Design that addresses the development of a digital interface with critical content directed to the academic teaching of Fashion Design, it brings an unfolding of its exploratory component. The research has as problematic the lack of critical selection and specialized reflection of Fashion information and the scarce consistent, serious, original articles in digital media. The aim of this paper is to analyze the BoF interface in order to identify opportunities for digital fashion information media. Part of a bibliographic review on Information Design, UX and interface design concepts. Then, the five UX development plans made by Garrett (2011) are used as a model for the analysis of the case study: the characteristics of the plans on the site are identified and how the transition from one plan to another takes place from the most abstract level to the most concrete. Finally, it is discussed how the discipline of Information Design can contribute to Fashion communication, resulting in the expansion of other possibilities and resources for digital media aimed at university teaching in Fashion Design.

Palavras-chave: Design da Informação, Experiência do usuário, Design de interface, Design de Comunicação de Moda,

Palavras-chave: Information design, User experience, Interface design, Fashion Communication Design,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-14_649199

Referências bibliográficas
  • [1] Agner, L. (2022). Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Senac Rio.
  • [2] The Business of Fashion (n.d.). About us. https://www.businessoffashion.com/about
  • [3] The Business of Fashion (2023, Maio 2). At the Met Gala, Karl Lagerfeld was the evening’s star. https://www.businessoffashion.com/articles/news-analysis/at-the-met-gala-karl-lagerfeld-was-the-evenings-star/
  • [4] The Business of Fashion (2023, Maio 19). Menu de navegação. https://www.businessoffashion.com
  • [5] The Business of Fashion (2023, Maio 16). Página inicial. https://www.businessoffashion.com
  • [6] Garrett, J. J. (2011). The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. Berkeley, CA: New Riders.
  • [7] Martin, B., & Hanington, B. (2012). Universal methods of design. Beverly, Estados Unidos da América: Rockport Publishers.
  • [8] Levy, J. (2021). Estratégia de UX: técnicas de estratégia de produto para criar soluções digitais inovadoras. São Paulo, Brasil: Novatec Editora.
  • [9] Oliveira, T., & Miranda, E. (2022). Análise de interfaces digitais sob a ótica do Design da Informação: estudo de caso da plataforma de desenvolvimento de bots Bothub. Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. ISSN 2318-6968. Doi: 10.5151/ped2022-3935850 Rio de Janeiro, Brasil: Editora Blusher. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-de-interfaces-digitais-sob-a-tica-do-design-da-informao-estudo-de-caso-da-plataforma-de-desenvolvimento-de-bots-bothub-37986
  • [10] Preece, J., & Sharp, H., & Rogers, Y. (2013). Design de interação: além da interação humano-computador. Porto Alegre, Brasil: Bookman.
  • [11] Royo, J. (2011). Design digital: fundamentos do design. São Paulo, Brasil: Edições Rosari.
  • [12] Silva, D. B., & Triska, R., & Silveira, S. C. (2019). Design da informação no jornalismo: um estudo na plataforma EstadãoDados. Anais do 9º Congresso internacional de Design da Informação. 271-281. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0285. Belo Horizonte, Brasil: Editora Blusher. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/edesign-da-informao-no-jornalismo-um-estudo-na-plataforma-estadodados-33624
Como citar:

Mendes, Carolina; Bueno, Juliana; Sacchetti, Maria José; "Design da Informação e experiência do usuário: análise da interface do site The Business of Fashion", p. 215-230 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-14_649199

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações