Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design da Informação: proposta de uma disciplina necessária para a Ciência da Informação

Information Design: proposal of a necessary discipline for Information Science

Oliveira, João Augusto Dias Barreira e ; Jorente, Maria José Vicentini ;

Artigo completo:

Este artigo busca apresentar e discutir a criação de um modelo de disciplina de Design da Informação (DI) para a área de Ciência da Informação (CI). O DI é essencial para entender, criar e implementar soluções voltadas à apresentação da linguagem visual verbal e imagética em ambientes informacionais físicos e digitais. É necessário repensar o papel das áreas e dos profissionais que compõem a Ciência da Informação, ao tempo em que os Arquivos, Bibliotecas e Museus estão fornecendo seus produtos e serviços em ambientes informacionais digitais, altamente visuais. O modelo de disciplina é voltado aos alunos dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia da UNESP Marília. O estudo utilizou uma metodologia híbrida de aplicação, estando amparado em pesquisa bibliográfica, exploratória, de cunho teórico-qualitativo compreendendo a literatura da área de CI e DI. O artigo descreve as etapas e atividades realizadas para a criação do plano de ensino da disciplina contendo a ementa, os objetivos, conteúdo programático, metodologia de ensino, bibliografia, critérios de avaliação e cronograma de aulas e atividades. Relata características da aplicação da disciplina em sala de aula e aponta um futuro possível em que a disciplina de DI esteja inserida nos currículos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia, com potencial para capacitar os discentes de forma apropriada, tornando-se uma competência necessária para a devida atuação acadêmica, científica e profissional.

Artigo completo:

This article aims to present and discuss the creation of an Information Design (ID) discipline model for Information Science (IC). ID is essential to understand, create and implement solutions aimed at the presentation of verbal and visual language in physical and digital information environments. It is necessary to rethink the role of the areas and professionals that compose Information Science, since Archives, Libraries and Museums are providing their products and services in highly visual digital information environments. The discipline model is aimed at students of the undergraduate courses in Archival Science and Librarianship at UNESP Marília. The study utilized a hybrid methodology of application, being supported in bibliographical, exploratory research, of theoretical and qualitative nature including the literature of the area of IS and ID. The article describes the stages and activities carried out to create the syllabus of the course containing the objectives, the programme content, the teaching method, the basic bibliography, evaluation criteria and the schedule of classes and activities. It reports on the characteristics of the application of the discipline in the classroom and points out a possible future in which the discipline of ID is inserted in the undergraduate curricula of Archivology and Librarianship, with the potential to train the students appropriately, becoming a necessary competence for the academic, scientific and professional performance.

Palavras-chave: design da informação, ciência da informação, disciplina acadêmica, disciplina de design da informação,

Palavras-chave: information design, information science, academic discipline, information design discipline,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0217

Referências bibliográficas
  • [1] Dondis, D. A. (2000). A Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes.
  • [2] Kemmis, S.,& Mc Taggart, R. (eds) (1988). O planejador de pesquisa-ação. Victoria: Universidade Deakin.
  • [3] Ideo. (2017). Design thinking para bibliotecas: um toolkit para design centrado no usuário. IDEO, 2017.
  • [4] Jorente, M. J. V.; Landim, L. A., & Silva, A. R. (2018). O design da informação na modelagem de ambientes digitais em saúde: políticas informacionais no transcurso da epidemia pelo zika vírus. LIINC EM REVISTA, v. 14, p. 404-421.
  • [5] Landim, L. A. (2019). O design da informação em ambientes digitais ehealth: aspectos socioculturais e cognitivos, 103 f, Dissertação (Mestrado), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista.
  • [6] Lidwell, W; Holden, K, & Butler, J. (2010). Princípios Universais do Design. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • [7] Meggs, P. B., & Purvis, A. W. (2009). História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify.
  • [8] Meirelles, I, & Sun, X. (2013). Teaching information visualization by exploring their power in engaging users of social media applications. Infodesign, v.4, n. 10, 2013. Disponível em: https://infodesign.org.br/infodesign/article/view/164>. Acesso em: 10 mai. 2019.
  • [9] Nakano, N. (2019). Princípios do Design da Informação na Curadoria Digital de Ambientes Virtuais de Aprendizagem sob a perspectiva da Ciência da Informação, 165 f, Tese (Doutorado), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista.
  • [10] Norman, D. (2006). O Design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
  • [11] Orna, E., & Stevens, G. (1991). Information design and information science: a new alliance? Journal of information science, n. 17, v. 4, p. 197- 208, 1991.
  • [12] Orna, E. (2007) Collaboration between library and information science and information design disciplines. On what? Why? Potential benefits? Information Research, n. 12, v. 4, 2007. Disponível em: <http://InformationR.net/ir/12-4/colis/colis02.html>. Acesso em: 12 fev. 2019.
  • [13] Padua, M. C. (2019). Design da informação e interação: compartilhamento de informações em ambientes digitais de museus, 200 f, Tese (Doutorado), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista.
  • [14] Portugal, C. (2013). Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books.
  • [15] Potter, E. J. (2013). You need to research your subject so you know the subject well and your users so you know what they need. Teaching graphic design using information design principles. Infodesign, v. 4, n. 10, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2019.
  • [16] Tramullas Saz, J. (2000). Planteamiento y componentes de la disciplina “Information Design”. Cuadernos de documentación multimedia, 10. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.
Como citar:

Oliveira, João Augusto Dias Barreira e; Jorente, Maria José Vicentini; "Design da Informação: proposta de uma disciplina necessária para a Ciência da Informação", p. 973-981 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0217

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações