Setembro 2022 vol. 10 num. 3 - III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA
Resumo - Open Access.
Design das fanfictions: uma análise da identidade visual das narrativas literárias onlines
Fanfiction design: an analysis of the visual identity of online literary narratives
Gonçalves, Kayalla Winnie Carvalho ; Furtado, Cássia Cordeiro ;
Resumo:
Estudo sobre as contribuições do design da informação, na criação da identidade visual das narrativas literárias denominadas fanfiction. O ato de criar histórias sempre esteve presente no ser humano, tais narrativas repletas de elementos do seu cotidiano aliados com acontecimentos mágicos, eram utilizadas para explicarem fatos dos quais não se tinha conhecimento, como os fenômenos da natureza e divindades. Com o passar dos séculos essa atividade não deixou de existir, apenas se aperfeiçoou com a evolução da humanidade, ganhando novos formatos realizada agora de forma dinâmica e interativa. A partir desses avanços surgiu a cultura participativa, descrita por Jenkins (2009) como a expressão da opinião dos leitores sobre determinados pontos da obra que chamaram sua atenção durante toda a leitura permitindo seu engajamento e produção, nascendo assim a ciberliteratura, fruto do mundo conectado no qual vivemos. Vargas (2015) revela que com um novo estilo de consumo, os consumidores dispõem de meios para interferir nas produções do entretenimento proporcionando o surgimento de novos gêneros literários, resultando das discussões sobre textos literários em comunidades de fãs, surgindo assim as fanfictions. Para Vargas (2015) a palavra fanfiction é a união de dois termos originados na língua inglesa: fan e fiction, traduzida como ficção de fã, originando produções inspiradas em diversas obras do entretenimento midiático, dando continuidade ao mundo imaginário ao qual se afeiçoaram. A Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI, 2020) explica que o design da informação é uma área que tem como propósito a definição, planejamento e configurações de conteúdos de uma mensagem nos ambientes em que é apresentada, satisfazendo assim as necessidades informacionais dos destinatários, promovendo a eficiência comunicativa aos receptores da mensagem, principalmente em relação a sua identidade visual. De acordo com Vazquéz (2007) a identidade visual pode ser considerada como um sistema de signos, criados e organizados de acordo com os critérios e princípios estabelecidos visando representar, comunicar e caracterizar a identidade conceitual de uma marca, tendo como funções identificar, diferenciar, associar e reforçar a identidade visual, diferenciando-a das já existentes no mercado. Em relação as fanfictions, sua identidade visual possibilita aos leitores reconheceram seu autor preferido, diferenciando-a das demais postadas nas plataformas de narrativas online. Assim, este estudo propõe-se investigar: “Como os princípios do design da informação auxiliam os autores de fanfiction a criarem uma identidade visual para as suas narrativas literárias online?”. O estudo possui como objetivo analisar a contribuição dos princípios do Design da Informação para a identidade visual das fanfiction. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso descritivo exploratório, possibilitando a compreensão dos fenômenos e variáveis relevantes, possibilitando a compreensão do objeto a ser estudado (SANTOS, 2018), serão utilizados como ferramenta um checklist elaborado com os princípios do design de Petterson (2012), um questionário online aplicado aos usuários, como método teremos a revisão bibliográfica e triangulação de métodos. Espera-se com esta pesquisa, identificando as contribuições do design da informação na criação da identidade visual das narrativas literárias e estabelecer recomendações para enriquecer a identidade visual já existente das fanfictions.
Resumo:
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Palavras-chave: Design da informação; cultura participativa; ciberliteratura; narrativas digitais; fanfiction;,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/jopdesign2022-44
Referências bibliográficas
- [1] "JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução Susana Alexandria. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
- [2] PETTERSSON, R. It Depends: ID- Principales and guidelines. 4. ed. Tullinge: Sweden,201
- [3] SANTOS, Aguinaldo dos. Introdução. In: SANTOS, Aguinaldo dos. Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduandos em Design e áreas afins. Curitiba, PR: Insight, 2018. Cap. 1, p. 9-42.
- [4] SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO (SBDI). Definições. Brasil, 2020. Disponível em: http://www.sbdi.org.br/definicoes. Acesso em: 26 jul.2022.
- [5] VARGAS, Maria Lucia Bandeira. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escritas em meio eletrônico. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 201
- [6] VASQUÉZ, Ruth Peralta. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, [s.l], v.4, n.7, p.198-211, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138952. Acesso em: 24 jul. 2022.
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Como citar:
Gonçalves, Kayalla Winnie Carvalho; Furtado, Cássia Cordeiro; "Design das fanfictions: uma análise da identidade visual das narrativas literárias onlines", p. 349-350 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/jopdesign2022-44
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