Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
artigo - Open Access.
Design de animação: estudo da aplicação de jogos teatrais para captura de movimentos
Animation design: Study the application of theater games to motion capture
WOLF, Paulo Henrique ; VIEIRA, Milton Luiz Horn ;
artigo:
As técnicas e os processos de animação de personagens apresentaram mudanças significativas nas últimas décadas. Empresas como Pixar e Walt Disney reacenderam em sua audiência o desejo pelo cinema e conquistaram públicos de todas as idades. A animação digital ainda é um campo relativamente novo e se desenvolveu a partir do momento que computadores foram envolvidos no processo cinematográfico. A experiência descrita neste artigo parte de uma pesquisa direcionada a aplicação da técnica de captura de movimentos para animações digitais. Na qual os jogos teatrais foram utilizados como ferramenta para preparar atores na concepção de movimentos dos personagens para captura de movimentos em animações digitais. É contextualizado o aperfeiçoamento das técnicas de animação; a tecnologia de captura de movimentos; a aplicação dos jogos teatrais na preparação de atores para captura de movimentos e a importância do emprego desta ferramenta para obtenção de resultados coesos ao esperado.
artigo:
The techniques and processes of character animation have presented significant changes in the last decades. Companies like Pixar and Walt Disney rekindled their desire for the cinema and conquered audiences of all ages. Digital animation is still a relatively new field and has developed from the moment computers were involved in the cinematographic process. The experience described in this article is based on a research aimed at the application of the motion capture technique for digital animations. In which the theater games were used as a tool to prepare actors in the conception of movements of the characters to capture movements in digital animations. The improvement of the techniques of animation is contextualized; motion capture technology; the application of theatrical games in the preparation of actors to capture movements and the importance of using this tool to obtain consistent results.
Palavras-chave: Design de Animação; Captura de Movimentos; Jogos Teatrais,
Palavras-chave: Animation Design; Motion Capture; Theater Games,
DOI: 10.5151/ped2018-3.1-ACO_14
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
WOLF, Paulo Henrique; VIEIRA, Milton Luiz Horn; "Design de animação: estudo da aplicação de jogos teatrais para captura de movimentos", p. 1227-1239 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-3.1-ACO_14
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações