Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
resumo - Open Access.
Design de experiências aplicado à pesquisa: um método exploratório de pesquisa centrada no usuário
-
SZABLUK, Daniela ; BERGER, Ana Von Frankenberg ; CAPRA, Andréa ; OLIVEIRA, Manuela Ferreira de ;
resumo:
Um entendimento acurado das necessidades dos usuários é essencial para o desenvolvimento de produtos inovadores. O presente artigo apresenta um método exploratório de pesquisa centrada no usuário no contexto do processo de design de novos produtos tecnológicos, formulado a partir das demandas de uma grande companhia de tecnologia da informação. O método é direcionado -mas não restrito - às etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos, e contempla ouso de protótipos de baixa fidelidade e simulações de experiências interativas com o produto em desenvolvimento, permitindo que o usuário se imagine em um contexto futuro através de simulacros de ambientes e cenários até então no âmbito da ideação. O método se mostra eficiente para identificação de requisitos da experiência relacionada ao uso do produto, e possibilita a rápida iteração quanto às suposições existentes e maior exploração de conceitos de projeto que emergem ao longo da investigação.
resumo:
-
Palavras-chave: pesquisa em design, experiência do usuário; protótipos de baixa fidelidade,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Human Factors in Design
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
SZABLUK, Daniela; BERGER, Ana Von Frankenberg; CAPRA, Andréa; OLIVEIRA, Manuela Ferreira de; "Design de experiências aplicado à pesquisa: um método exploratório de pesquisa centrada no usuário", p. 6068 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Human Factors in Design
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações