CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de informação para a comunidade escolar: o material didático como agenciamento de poderes, saberes e subjetivações

Information Design for the high school community: courseware as an agency of powers, knowledge and subjectivities

Pereira, Raquel Leal Cunha Cruz ; Barros, Camylla Rocha Lima ; Carvalho, Noah Sampaio ; Gomes, Gabriel de Andrade ; Barbalho, Marcelo ; Coelho, Geovanna de Sousa ; Peña, Lorena Pereyra ; Martins, Bianca Maria Rêgo ;

CIDI:

A proposta deste artigo é relatar a experiência de desenvolvimento de um material didático de introdução ao design para alunos do Ensino Médio e último ano do Fundamental, sendo o primeiro ambiente de pesquisa o Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). A partir de reuniões realizadas dentro do projeto de extensão “Usos do Design na escola: Articulação entre Universidade e Escola para implementar práticas, recursos e espaços de aprendizagem mais instigantes”, foi desenvolvido um processo projetual baseado no Duplo Diamante, iniciando a pesquisa de imersão em sala de aula com os alunos do colégio para melhor entendimento das oportunidades presentes naquele espaço. Como resultado, mostramos haver outras dimensões no planejamento e organização de informações educativas para além do planejamento gráfico. Através da experiência de usuário, foi possível observar a maneira como os alunos se relacionam com o design em sala de aula, atentando-nos a quais das atividades propostas tiveram mais ou menos adesão por parte dos estudantes.

CIDI:

This article’s proposal is to report the experience of developing an introductory design courseware for high school students, to which we had Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) as a first research environment. Resulting from meetings between members of academic extension project “Usos do Design na escola: Articulação entre Universidades e Escola para implementar práticas, recursos e espaços de aprendizagem mais instigantes”, a design process based on Double Diamond was developed, beginning the research inside the classroom with said school’s students and seeking for a better understanding of the opportunities placed inside that space. As a result, we showed there are other kinds of dimensions related to planning and organizing educational information beyond graphic planning. Through the user experience, it was possible to observe how students relate to desi

Palavras-chave: Design; Educação; Informação; Ensino; Aprendizagem; Material didático,

Palavras-chave: Design; Education; Information; Teaching; Learning; Courseware,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-41_650676

Referências bibliográficas
  • [1] Albagli, S. (1996). Divulgação Científica: Informação Científica Para A Cidadania?. Ciência da
  • [2] Informação, 25(3), 396-404.
  • [3] Batista, L.; Pereira, R. (2021). Cápsula do Tempo: Uma dinâmica pedagógica para desenvolvimento de comunicação afetiva professora-aluna. Monografia (Graduação em Design) – Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p.92
  • [4] Cross, N. (1982) Designerly ways of knowing. Design Studies, 3(4), 221-227.
  • [5] Design Council (2019). A study of the design process. Londres: Design Council. Disponível em: . Acesso em: 22 de maio de 2023.
  • [6] ESDI (s.d.). Projeto Político Pedagógico do curso de Desenho Industrial. Disponível em: . Acesso em: 29 de maio de 2023.
  • [7] Hack, J. ; Pereira, R. ; Martins, B.; (2021). Contribuições do Design de Serviços às fragilidades da Educação Pública em contexto de ensino remoto por conta da Pandemia por COVID-19, p. 577-592 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher
  • [8] Kastrup, V.; Passos, E.; (2013). Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, 207 p.
  • [9] Martins, B. (2022) Aprender projetando: Professores designers de práticas de ensino-aprendizagem. 1 ed. 2AB editora, 246 p.
  • [10] Martins, B.; Couto, R.; (2008) Design da Informação e a construção de sentido no desenvolvimento de materiais educativos. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273204833_Design_da_Informacao_e_a_construcao_de_sentido_no_desenvolvimento_de_materiais_educativos. Acesso em: 29 mai. 2023.
  • [11] Martins, B., Silba, V., & Coutinho, A. (2022). Práticas de design em contexto educativo como dispositivos de agenciamento de poderes, saberes e subjetividades. Projetica, 13(3), 184–200. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p184
  • [12] Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI). Brasil, 2015. Disponível em: . Acesso em: 29 de maio de 2023
Como citar:

Pereira, Raquel Leal Cunha Cruz; Barros, Camylla Rocha Lima; Carvalho, Noah Sampaio; Gomes, Gabriel de Andrade; Barbalho, Marcelo; Coelho, Geovanna de Sousa; Peña, Lorena Pereyra; Martins, Bianca Maria Rêgo; "Design de informação para a comunidade escolar: o material didático como agenciamento de poderes, saberes e subjetivações", p. 623-643 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-41_650676

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações