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Design de interface para portais educacionais digitais: reflexões e diretrizes para o portal do Instituto Federal de São Paulo

Interface design for digital educational portals: reflections and guidelines for the portal of the São Paulo Federal Institute

VALENTIM, Tiago Oliveira ; CURCIO, Gustavo Orlando Fudaba ;

Artigo:

A presente pesquisa visa identificar as consequências da aplicação de um design system no desenvolvimento de interfaces para portais de instituições federais de ensino. O estudo analisa o design system “Padrão digital de Governo”, ferramenta oficial das interfaces digitais do Governo Federal, sob a óptica das demandas específicas da comunidade do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), objeto deste estudo. A instituição foi escolhida por ser o maior Instituto Federal da Rede Federal de Ensino, com 41 campi, distribuídos em 35 municípios, abrangendo todas as macrorregiões do estado de São Paulo, e ofertar ensino do nível técnico – regular ou voltado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – e ensino superior, com alguns campi ofertando cursos de pós-graduação nas modalidades lato ou stricto sensu, ou seja, seus públicos estratégicos são diversos. Em termos metodológicos, este estudo qualitativo, de caráter essencialmente fenomenológico, baseia-se nos conceitos de Frost (2016), Vesselov e Davis (2019), e Viggiani (2022), para comparar a documentação e os resultados práticos obtidos pela abordagem anterior, lançada em 2013, que se fundamenta em Guia de Estilos e que ainda vigora nos portais educacionais, e a atual proposta baseada no design system, desenvolvida para os portais gov.br em 2020, com foco em acessibilidade, responsividade e seu processo de implantação. A seguir volta-se para a comunidade do IFSP, empregando estudos fenomenológicos descritivos observacionais, para analisar diferentes portais da rede do IFSP, baseando-se, principalmente, nas heurísticas de Nilsen (2024), e entrevistas semi estruturadas, com forte ênfase em usabilidade e arquitetura de informação, para levantar dados específicos a respeito das demandas dos usuários e seus diferentes contextos de uso do portal. E, por fim, analisar os resultados notáveis que emergem da aplicação da abordagem "pesquisa através do design", Zimmerman; Stolterman e Forlizzi (2010, tradução livre), pesquisa qualitativa experimental, na modalidade teste de usabilidade, em que usuários irão executar tarefas em protótipos de interfaces elaboradas considerando as demandas comunicacionais do portal do IFSP seguindo os parâmetros do design system “Padrão digital de governo”. Espera-se com este estudo estimular a discussão sobre os componentes e diretrizes disponibilizados no design system “Padrão digital de Governo” e incentivar a construção de uma cultura de design centrado no usuário, em interfaces de portais educacionais de ensino e dessa maneira contribuir com o desenvolvimento de portais educacionais de toda a rede federal de ensino.

Artigo:

The present research aims to identify the outcomes of a design system implementation in the development of interface's webpages for federal education institution portals. The study analyzes the design system "Padrão digital de Governo", an official tool for digital interfaces of the Federal Government, from the viewpoint of specific demands of the Federal Institute of São Paulo (IFSP) communities , which is the subject of this study. In the Federal Education Network, this Institution is the largest unit within 41 campuses, spreaded across 35 municipalities, covering all macro-regions of the state of São Paulo, that offers technical education — both regular students or by those at Youth and Adult Education (EJA) — as well as higher education, in which some campuses offers postgraduate courses in both lato and stricto sensu modalities, indicating the diversity of it's target audience. In methodological terms, this qualitative study, essentially phenomenological in nature, is based on the concepts of Frost (2016), Vesselov and Davis (2019), and Viggiani (2022) to compare the documentation and practical results obtained from the previous appr oach launched in 2013, which is based on a Style Guide in use at the moment on educational portals, with the current proposition based on a design system developed for the gov.br portals in 2020, focusing on accessibility, responsiveness, and its implementation process. Next, the focus shifts to the IFSP community, to apply descriptive observational phenomenological studies and analyze distinct portals within the IFSP network, primarily based on Nielsen's heuristics (2024) and semi-structured interviews, with a strong emphasis on usability and information architecture, to gather specific data about the users' demands and their various contexts of portal use. Lastly, it aims to analyze the outstanded emerging results after the application of "research through design" approach (Zimmerman, Stolterman, and Forlizzi, 2010), an experimental qualitative research method in the form of usability testing, where users will perform tasks on interfaces that were prototyped and designed after considering the communication needs of the IFSP portal, followed by parameters of "Padrão digital de Governo" design system. This study objective stimulates a discussion around the components and guidelines provided by "Padrão Digital de Governo" design system and to encourage the rise of a user-centered design culture in interfaces of educational portal, as well as it thereby contributing to the development of educational portals across the federal education network.

Palavras-chave: Design de interface, Design system, Design centrado no usuário, Pesquisa através do design,

Palavras-chave: Interface Design, Design system, User-centered design, Research through design,

DOI: 10.5151/8spdesign-044

Referências bibliográficas
  • [1] "Frost, Brad. Atomic Design. 2016. E-book. Disponível em: https://atomicdesign.bradfrost.com/table-of-contents/. Acesso em: 17 abr. 2024.
  • [2] Nielsen, Jakob. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Nielsen Norman Group, 2024. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 10 de jul. de 2024.
  • [3] Vesselov, Sarrah; Davis, Taurie. Building Design systems: Unify User Experiences through a Shared Design Language.Berkeley: Apress, 2019.
  • [4] Viggiani, Alice. Pensamento Programático em Web Design: Raízes no Design Gráfico Modernista. 2022. Dissertação (Mestrado em design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
  • [5] Zimmerman J, Stolterman E, Forlizzi J. An analysis and critique of Research through Design: towards a formalization of a research approach. In: Proceedings of the 8th ACM Conference on Designing Interactive Systems. 2010. ACM Press, New York, NY, 310. DOI: 10.1145/1858171.1858228."
Como citar:

VALENTIM, Tiago Oliveira; CURCIO, Gustavo Orlando Fudaba; "Design de interface para portais educacionais digitais: reflexões e diretrizes para o portal do Instituto Federal de São Paulo", p. 166-168 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-044

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