Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
DESIGN DE MODA E DESIGN ESTRATÉGICO: ANÁLISE DO DESLOCAMENTO DA TÉCNICA DE MOULAGE PARA A ETAPA METAPROJETUAL
Machado, Luciene ; Scaletsky, Celso Carnos ;
Artigo:
O Design de Moda e o Design Estratégico são duas subáreas do Design de caráter projetual que utilizam técnicas de representação como forma de tangibilizar o conceito do projeto. Dentre as modalidades de representação na Moda está a moulage. A moulage é uma técnica francesa de modelagem tridimensional, na qual se molda o tecido diretamente sobre o manequim de costura, aplicada geralmente no final do processo de Moda, na etapa de Modelagem. O Design Estratégico propõe o desenvolvimento de meios de pensar o processo de design através de um método, denominado metaprojeto. O metaprojeto antecede a etapa projetual e consiste na pesquisa e interpretação de informações, cujo foco é pensar e questionar sobre os aspectos do problema de design, a fim de direcionar à geração de conceitos de projeto. Este artigo propõe uma associação entre o Design de Moda e o Design Estratégico e suas respectivas ferramentas projetuais - a técnica de moulage e o metaprojeto. Mostra os resultados de uma pesquisa de caráter exploratório concluída, que teve como objetivo analisar os efeitos do deslocamento da técnica de moulage para a etapa metaprojetual na construção de conceitos de projeto. O método utilizado consistiu em aplicar um Exercício Projetual a oito duplas, formadas por um designer de moda e um designer, os quais buscaram solucionar um briefing de Design de Moda, utilizando a moulage para elaborar conceitos de projeto. Os resultados apontaram que a moulage, sendo utilizada de modo experimental durante a etapa metaprojetual, contribuiu como um estímulo para potencializar a geração e a representação das ideias iniciais dos designers participantes, bem como, para construir e visualizar o conceito de projeto gerado.
Artigo:
Fashion Design and Strategic Design are two subareas of Design with projectual character that use design representation techniques as a way to visualize the design concept. Among the modes of representation in Fashion is the draping. Draping is a French technique of three-dimensional modeling, in which the fabric is shaped directly on the sewing mannequin, usually applied in the end of the fashion process in the Modeling Stage. The Strategic Design proposes to develop ways of thinking about the design process through a method called metaproject. The metaproject precedes the projetual phase and constitutes in research and interpretation of information, which focus in thinking and questioning the aspects of design problem, in order to generate design concepts. This paper proposes an association between Fashion Design and Strategic Design and their respective design tools – the draping technique and the metaproject. It shows the results of an exploratory concluded research which the aim was to analyze the effects of the displacement of draping to the metaprojetual phase to build design concepts. The method was to apply a Projetual Exercise with eight pairs of designers, formed by a fashion designer and a designer, to solve a Fashion Design briefing, using the draping technique to build design concepts. The results showed that draping, being used experimentally during the metaprojetual phase, contributed as a stimulus to enhance the generation and the representation of the designers'' early ideas, as well as it helped to build and visualize the design concept.
Palavras-chave: Moulage, Design de Moda, Design Estratégico, Geração de Ideias, Representação., Draping technique, Fashion Design, Strategic Design, Idea Generation, Representation.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00511
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Como citar:
Machado, Luciene; Scaletsky, Celso Carnos; "DESIGN DE MODA E DESIGN ESTRATÉGICO: ANÁLISE DO DESLOCAMENTO DA TÉCNICA DE MOULAGE PARA A ETAPA METAPROJETUAL", p. 1113-1125 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00511
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