Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo completo - Open Access.
DESIGN DE NOTÍCIA | uma experiência didática na graduação em jornalismo
NEWS DESIGN | a didactic experience in journalism graduation
Peres, Rafaella Lopes Pereira ;
Artigo completo:
o presente artigo pretende descrever uma experiência de ensino-aprendizagem, colocada em prática numa disciplina optativa do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que se utilizou dos preceitos do design (de um modo geral, e especificamente do design da informação), e de seu processo produtivo, para incentivar alunos de jornalismo a pensarem a produção jornalística a partir da consideração da apresentação visual das informações. A disciplina previu o redesenho do “Projétil”, jornal laboratório do curso, a partir da mescla de procedimentos de ensino e de procedimentos projetuais, aliados ao método experimental. As atividades desenvolvidas tomaram os estudantes como sujeitos experimentais e consideraram os elementos, conceituais e gráficos, trabalhados como parte do desenvolvimento dos projetos. O resultado foi um trabalho de atualização visual do jornal, pautado na análise crítica e no entendimento dos processos projetuais gráficos, a partir da experiência prática e da criação/publicação de um guia de edição gráfica capaz de especificar e facilitar a produção das edições seguintes. Por fim, consideramos que a experiência didática unificada propõe uma compreensão ampliada do processo de produção de forma e conteúdo como componentes indissociáveis de uma peça gráfico-comunicativa; além de proporcionar uma percepção mais clara, especialmente por parte dos estudantes de jornalismo, das implicações/consequências que a organização visual tem no entendimento da mensagem jornalística.
Artigo completo:
The aim of this article is to describe a teaching-learning experience, put into practice in an elective discipline of the Journalism course at Federal University of Mato Grosso do Sul, which used the design precepts (in general, and specifically the information design), and its productive process to encourage journalism students to think journalistic production based on the consideration of the visual presentation of information. The discipline predicted the redesign of ‘Projétil’, the course’s laboratory journal, mixing procedures of teaching and of design practices, allied to the experimental method. The activities developed take the students as experimental subjects and consider the elements, conceptual and graphics, worked as part of the development of the projects. The result was a visual update of the journal, based on the critical analysis and on the understanding of graphic design processes based on practical experience and on the creation/publication of a graphic editing guide, capable of specifying and facilitating the production of the following editions. Finally, we consider that an unified didactic experience proposes an expanded understanding of the process of production of form and content as inseparable components of a graphic-communicative piece; providing, moreover, a clearer perception, especially by journalism students, of the implications/consequences that the visual organization has in understanding the journalistic message.
Palavras-chave: design gráfico, redesenho, jornalismo visual, jornal laboratório,
Palavras-chave: graphic design, redesign, visual journalism, laboratorial journal,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0335
Referências bibliográficas
- [1] Bürdek, B. (1975). Introdução à metodologia do design. In: História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blücher.
- [2] Coutinho, S. G. (2006). Design da informação para educação. In InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação v. 3 n.1/2, p.49-60.
- [3] Goldsmith, E. (1980). Comprehensibility of illustration: an analytical model. In Information Design Journal, v.1, p.204-21
- [4] Guimarães, L. (2017). Design da notícia & jornalismo visual no Notícias do Jardim São Remo. São Paulo: ECA-USP.
- [5] Moraes, A. (2015). Design de notícias. São Paulo: Blücher.
- [6] Peres, R. L. P. (2016). A recepção infantil de representações pictóricas de procedimento em sequências: o caso das receitas culinárias ilustradas. Tese (doutorado). Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
- [7] Redish, J. (2000). What’s Information Design? In Journal of the Society for Technical Communication, v.47, n.2, p163-66.
- [8] Simlinger, P. (2007). Information Design: core competencies what information designers know and can do. Disponível em: http://www.iiid.net/PDFs/idxPublication.pdf. Acesso em 23 de nov. de 2011.
- [9] Sless, D. (2008). Measuring information design. In Information Design Journal 16.3, p.250-258.
- [10] Spinilo, C. (2000). An analytical approach to procedural picyotial sequences. Tese (Doutorado). Reading, Grã-Bretanha: The University of Reading.
- [11] Tourinho, I. & Martins, R. (Orgs). (2009). Educação da cultura visual: narrativas do ensino e pesquisa. Santa Maria: UFSM.
- [12] Vygotsky, L. S. (2003). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. São Paulo: Martins Fontes.
Como citar:
Peres, Rafaella Lopes Pereira; "DESIGN DE NOTÍCIA | uma experiência didática na graduação em jornalismo", p. 1094-1107 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0335
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações