Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN DE PRODUÇÃO: O CONCEITO DA GLOBO FILMES

Seligman, Flávia ; Linden, Julio Carlos de Souza Van Der ;

Artigo:

Neste trabalho abordamos a produção da Empresa Globo Filmes, braço cinematográfico das Organizações Globo, a partir do conceito de Design de Produção. Esse termo é há muito é utilizado na indústria cinematográfica norte-americana, mas no Brasil ainda é pouco conhecido e raramente usado pela área de realização audiovisual. Para fundamentar a nossa abordagem, buscamos o conceito de wicked problems, que caracteriza os problemas de design, e fizemos uma associação com o processo de realização audiovisual. Descrevemos o design de produção como uma função responsável por atividades que organizam e definem o perfil do produto audiovisual e o seu processo de produção, em qualquer formato. Na nossa visão, pode-se fazer uso de metodologias e conhecimentos do design para organizar e aperfeiçoar o processo de realização audiovisual. Usamos o caso da Globo Filmes para identificar aspectos, que mesmo não tendo sido intencionais, se mostram como um bom exemplo disso.

Artigo:

Palavras-chave: design de produção, realização audiovisual, produtos audiovisuais, Globo Filmes,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01092

Referências bibliográficas
  • [1] BAPTISTA, Mauro. A pesquisa sobre design e cinema: o design de produção. Revista Galáxia, São Paulo, n. 15, p. 109-120, jun. 2008. Disponível em Andlt;http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1498/970Andgt;. Acesso em 13 mai. 2014
  • [2] BRITTOS, Valério Cruz e ROSA, Ana Maria Oliveira. Padrão tecno-estético: hegemonia e alternativas. Trabalho apresentado no DT 4 – Comunicação Audiovisual, do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado em Novo Hamburgo, RS, de 17 a 19 de maio de 2010
  • [3] BUCHANAN, R.Wicked Problems in Design Thinking. Design Issues, v. 8, n. 2, p. 5-21, 1992.
  • [4] BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
  • [5] COUTO, Claudia Stancioli Costa. O DESIGN DO FILME, 2004. 147 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Curso de Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes.
  • [6] COYNE, R.Wicked problems revisited. Design Studies, v. 26, n. 1, p 5-17, 2005 LOBRUTTO, Vincent. The filmmaker''s guide to production design. Allworth Press 2002. REDIG, Joaquim. Sobre Desenho Industrial. Rio de Janeiro: ESDI/Imprinta, 1977.
  • [7] SELIGMAN, Flávia. Padrão Globo de qualidade entre o cinema e a televisão. http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/padrao_globo_de_qualidade_entre_ o_cinema_e_a_televisao.pdf. Acesso em 15 de maio de 2014
Como citar:

Seligman, Flávia; Linden, Julio Carlos de Souza Van Der; "DESIGN DE PRODUÇÃO: O CONCEITO DA GLOBO FILMES", p. 2830-2839 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01092

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações