Novembro 2024 vol. 12 num. 4 - 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
"Design de serviço aplicado ao ensino superior a distância: resultados preliminares de pesquisas de campo "
Service design applied to distance higher education: preliminary results of field research
KAMIMURA, Sérgio Kooji ; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do ;
Artigo:
Esta pesquisa de doutorado busca identificar e sistematizar aspectos relevantes do design de serviço em relação à experiência vivenciada por seus alunos, em práticas de ensino superior a distância, EaD, em instituições universitárias selecionadas na cidade de São Paulo. Na modalidade de estudo de reconhecimento, possui natureza qualitativa, com caráter fenomenológico, fazendo uso de múltiplas técnicas de coleta de dados. Nos trabalhos de campo em andamento, foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas em profundidade com professores que ministram aulas EaD. A questão fundamental norteadora da pesquisa foi subdividida em cinco subproblemas. O subproblema 1, formas de aquisição de conhecimento, foi subdividido em duas categorias conceituais: a) “aquisição de conhecimento por parte dos alunos” e b) “rotinas didáticas e materiais pedagógicos”. Nos resultados já obtidos, tem-se que, quanto à categoria conceitual “a”, professores de cursos síncronos observaram que ausência de interação com alunos seria um fator prejudicial à aquisição de conhecimento. Em relação à categoria conceitual “b”, no entanto, identificou-se percepção positiva quanto ao EaD, pela organização do portal dos alunos, com rotinas bem estabelecidas. Contudo, professores que ministram aulas assíncronas parecem se preocupar menos com o processo de aquisição de conhecimento dos alunos do que os que atuam em aulas síncronas (que se mostraram especialmente preocupados com essa questão). No subproblema 2, eficiência e ergonomia da interface de plataformas virtuais, nenhum professor relatou problemas específicos, afirmando que os ambientes virtuais de aprendizagem (BlackBoard, Zoom, Google Meet, Teams etc.) cumprem sua função (com vantagens em relação ao ensino presencial por facilitar acesso a vídeos e áudios, mas com desvantagens por não ser possível personalizar as aulas). Quanto ao subproblema 3, características de interações interpessoais, os professores foram unânimes em afirmar que esse seria o maior problema do EaD. Mesmo na modalidade síncrona, são poucos alunos que se permitem interagir, que seria também explicado pelo fato de as aulas serem gravadas. Para o subproblema 4, qualidade de instalações físicas, foram citados os espaços dos campi (bibliotecas, laboratórios de informática etc.), mas que alunos de EaD acabam não frequentando. Existem polos (espaços físicos espalhados pelas cidades, equipados com computadores e seções de atendimento aos alunos), mas que acabam servindo apenas para prestar informações burocráticas. Para o subproblema 5, aspectos associados a normas, valores, sistemáticas e rotinas institucionais mais gerais, os respondentes foram vagos, pois nenhum deles passou por treinamentos específicos nem recebeu explicações claras sobre princípios norteadores de suas instituições. Os trabalhos de campo em andamento atestam a relevância da participação de projetos bem elaborados e abrangentes de design de serviço voltados à interface entre instituições de ensino superior a distância e seu corpo discente, contribuindo para experiências pedagógicas mais eficazes, adequadas e estimulantes.
Artigo:
This doctoral research seeks to identify and systematize relevant aspects of service design in relation to the experience lived by its students, in distance higher education practices, e-learning, in selected university institutions in the city of São Paulo. In the recognition study modality, it has a qualitative nature, with a phenomenological character, making use of multiple data collection techniques. In ongoing fieldwork, eight in-depth semi-structured interviews were carried out with teachers who teach distance learning classes. The fundamental question guiding the research was subdivided into five subproblems. Subproblem 1, forms of knowledge acquisition, was subdivided into two conceptual categories: a) students’ acquisition of knowledge, and b) teaching routines and teaching materials. In the results already obtained, regarding the conceptual category “a”, teachers of synchronous courses observed that the lack of interaction with students would be a detrimental factor to the acquisition of knowledge. In relation to the conceptual category “b”, however, a positive perception regarding distance learning was identified, due to the organization of the student portal, with well-established routines. However, teachers who teach asynchronous classes seem to be less concerned with the students' knowledge acquisition process than those who teach synchronous classes (who were especially concerned about this issue). In subproblem 2, efficiency and ergonomics of the interface of virtual platforms, no teacher reported specific problems, stating that virtual learning environments (BlackBoard, Zoom, Google Meet, Teams, etc.) fulfill their function (with advantages over face-to-face teaching due to facilitate access to videos and audios, but with disadvantages as it is not possible to personalize classes). As for subproblem 3, characteristics of interpersonal interactions, the teachers were unanimous in stating that this would be the biggest problem in distance learning. Even in synchronous mode, few students allow themselves to interact, which would also be explained by the fact that classes are recorded. For subproblem 4, quality of physical facilities, campus spaces (libraries, computer labs, etc.) were mentioned, but which distance learning students end up not attending. There are hubs (physical spaces spread across cities, equipped with computers and student service sections), but they end up serving only to provide bureaucratic information. For subproblem 5, aspects associated with more general institutional norms, values, systems and routines, the respondents were vague, as none of them had undergone specific training nor received clear explanations about the guiding principles of their institutions. Ongoing fieldwork attests to the relevance of participating in well-designed and comprehensive service design projects aimed at the interface between distance higher education institutions and their student body, contributing to more effective, appropriate and stimulating pedagogical experiences.
Palavras-chave: Design de serviço, Design de serviço no ensino superior a distância, Ensino superior remoto, Design de serviço de instituições de ensino,
Palavras-chave: Service design, Service design in distance higher education, Remote higher education, Service design of educational institutions,
DOI: 10.5151/8spdesign-024
Referências bibliográficas
- [1] Não foram inseridas referências no resumo expandido
Como citar:
KAMIMURA, Sérgio Kooji; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; ""Design de serviço aplicado ao ensino superior a distância: resultados preliminares de pesquisas de campo "", p. 86-88 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/8spdesign-024
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