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Design de serviço no ensino superior a distância: revisão preliminar da literatura correlata

Service Design in Remote Higher Education: A Preliminary Review of the Related Literature

KAMIMURA, Sérgio Kooji ; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do ;

Artigo:

O ensino a distância (EaD) de nível superior teve grande desenvolvimento no Brasil e no mundo a partir de 2020, quando as práticas pedagógicas, de modo geral, transferiram-se para o modo remoto em função da crise sanitária da Covid-19. Esta pesquisa busca identificar e sistematizar aspectos relevantes do design de serviço voltado para práticas de ensino superior a distância, em 2022 e 2023, em instituições universitárias selecionadas na cidade de São Paulo, em termos da experiência vivenciada por seus alunos-usuários. De natureza qualitativa, na modalidade de estudo de reconhecimento, dotado de acentuado caráter fenomenológico, este estudo pretende fazer uso de múltiplas técnicas de coleta de dados, entre as quais: entrevistas e questionários com alunos-usuários, funcionários e docentes; registros de materiais didáticos e informacionais disponibilizados aos alunos; além de observações diretas efetuadas “in loco” por parte do pesquisador. Os dados levantados serão classificados em categorias conceituais, buscando-se identificar padrões abstratos de associação, que possibilitem iluminar os cinco subproblemas em que se desdobra a questão fundamental norteadora da pesquisa. Entre os resultados já produzidos pela revisão preliminar da literatura correlata, recém-concluída em 2021, tem-se que, por exemplo, a EaD ultrapassou a modalidade presencial em número de matrículas universitárias no Brasil em 2019. Também se constatou, entre autores pesquisados, que a pedagogia universitária a distância parece carecer de abordagens mais sistêmicas, completas e técnicas da competência profissional do design de serviço. As pesquisas bibliográficas identificadas nesta primeira fase da investigação caracterizam-se, sobretudo, por abordagens, mais frequentemente quantitativas, a respeito da maior ou menor presumida eficácia de processos pedagógicos a distância, deixando de considerar aspectos relevantes de experiências subjetivas da vivência dos alunos-usuários com tais modelos e estruturas pedagógicas remotas associadas à componente do design de serviço.

Artigo:

Remote learning in higher education experienced great development in Brazil and in the world from 2020 on, when pedagogical practices, in general, were transferred to the remote mode due to the Covid-19 health crisis. This research seeks to identify and systematize relevant aspects of service design aimed at remote higher education practices in 2022 and 2023 in selected universities in the city of São Paulo, in terms of the experience of the student-users. Qualitative in nature, in the form of a recognition study, and with an accentuated phenomenological character, this study aims to make use of multiple data-collection techniques, including: interviews with and questionnaires for student-users, employees and teachers; records of teaching and informational material made available to students; and direct observations made “in loco” by the researcher. The data collected will be classified into conceptual categories, seeking to identify abstract association patterns which make it possible to illuminate the five sub-problems on which the fundamental guiding question of the research is based. Among the results already produced by the preliminary review of the related literature, recently completed in 2021, it has been ascertained that, for example, remote learning surpassed the in-person modality in number of university enrollments in Brazil in 2019. It was also found, among the authors surveyed, that university remote learning seems to lack more systemic, complete and technical approaches which exist in the professional competence of service design. The bibliographic research identified in this first phase of the investigation is characterized, above all, by approaches, more often quantitative, regarding the presumed greater or lesser effectiveness of remote teaching processes, failing to consider relevant aspects of subjective experiences for the student-users with these remote pedagogical models and structures associated with the service design component.

Palavras-chave: Design de serviço no ensino remoto, Experiência de alunos no ensino a distância, Design de serviço de instituições de ensino superior.,

Palavras-chave: Service design in remote learning, E-learning service design, Service design for e-learning student experience in remote learning, Student experience in e-learning service design in higher education institutions, Service design in e-learning institutions.,

DOI: 10.5151/5spdesign-53

Referências bibliográficas
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  • [3] SANTOS, S.M. O desempenho das universidades brasileiras nos rankings internacionais: áreas de destaque da produção científica brasileira. Tese de doutorado apresentado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2015
  • [4] STICKDORN, M; SCHNEIDER, J. Isto é design thinking de serviços: fundamentos - ferramentos - casos. Porto Alegre: Bookman, 201
Como citar:

KAMIMURA, Sérgio Kooji; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; "Design de serviço no ensino superior a distância: revisão preliminar da literatura correlata", p. 103-104 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-53

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