Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
DESIGN DRIVEN INOVATION PARA ECONOMIA CRIATIVA: EM BUSCA DO FOMENTO DE INOVAÇÃO DE SIGNIFICADO PARA PORTOMÍDIA
Andrade, Tarciana Araújo Brito de ; Castillo, Leonardo Augusto Gómez ; Arruda, André Oliveira ; Azevedo, Guilherme ; Matoso, Aline Cesario ; Brito, Marcela Araújo de Freitas ;
Artigo:
A nova lógica econômica do mundo pede flexibilidade, se alimenta dos ativos culturais e criativos para gerar valor intangível e competitividade, buscando inclusive legitimar o uso da imaginação nas esferas pública, privada e na sociedade. Qualquer instituição, conglomerado de empresas ou cidade, tem potencial para investir em Economia Criativa. Para tanto, enxerga-se cada vez mais a necessidade de estimular as ideias de Design Driven Innovation (DDI), que primam pelo fomento de redes colaborativas multidisciplinares, no intuito de gerar inovações de significados. Entende-se Inovação de Significado como uma estratégia que se alimenta do capital intelectual e cultural de uma rede de pessoas no intuito de atribuir novos significados ao consumidor final, e prospectar novas atuações de mercado. Tem-se ciência que envolver diferentes stakeholders, dos diversos setores criativos, é uma tarefa árdua, não obstante estratégica para uma economia emergente não estar tão dependente das commodities. Neste sentido, o presente paper apresenta o referencial teórico da pesquisa de mestrado em Design, que visa entender o processo de inovação de significado para: o Portomídia. Uma recente iniciativa do Porto Digital, que almeja promover a Economia Criativa no Recife-PE. Para isto, conta com o apoio da Secretaria do Ministério da Cultura do Brasil e do Núcleo de Gestão do Porto Digital - NGPD. Ao final do artigo, apresentam-se considerações preliminares que ensejam uma atenção especial para o fomento de redes colaborativas como meio para criar valor à economia local.
Artigo:
Palavras-chave: Economia Criativa, Design-Driven Innovation, Inovação de Significado, Porto Digital, Portomídia.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00258
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Como citar:
Andrade, Tarciana Araújo Brito de; Castillo, Leonardo Augusto Gómez; Arruda, André Oliveira; Azevedo, Guilherme; Matoso, Aline Cesario; Brito, Marcela Araújo de Freitas; "DESIGN DRIVEN INOVATION PARA ECONOMIA CRIATIVA: EM BUSCA DO FOMENTO DE INOVAÇÃO DE SIGNIFICADO PARA PORTOMÍDIA", p. 2852-2863 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00258
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