Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
Design e negócios sociais: potencialidades para a inovação social
Design e negócios sociais: potencialidades para a inovação social
Griner, Dafne Rivadeneira ; Pinto, Laura de Souza Cota Carvalho Silva ;
Resumo:
Este artigo discute os entraves que os negócios sociais enfrentam no Brasil e como o design pode atuar nestes novos modelos de negócio. O trabalho iniciou-se pela necessidade de mapear os negócios sociais existentes, dando origem ao Projeto Kya, que buscou mapear e criar parâmetros de medição para o impacto gerado pelos negócios sociais no setor agrícola/alimentar em Minas Gerais. Os parâmetros de medição encontram-se no momento em fase de teste e, quando provados efetivos, serão disponibilizados para que outros negócios sociais os utilizem e para que sirvam de inspiração para a medição de impactos neste e em outros setores. Frente às grandes dificuldades apresentadas pelos negócios sociais para crescer e gerar um maior impacto na sociedade, considera-se que há um papel importante a ser desempenhado pelo design.
Resumo:
Este artigo discute os entraves que os negócios sociais enfrentam no Brasil e como o design pode atuar nestes novos modelos de negócio. O trabalho iniciou-se pela necessidade de mapear os negócios sociais existentes, dando origem ao Projeto Kya, que buscou mapear e criar parâmetros de medição para o impacto gerado pelos negócios sociais no setor agrícola/alimentar em Minas Gerais. Os parâmetros de medição encontram-se no momento em fase de teste e, quando provados efetivos, serão disponibilizados para que outros negócios sociais os utilizem e para que sirvam de inspiração para a medição de impactos neste e em outros setores. Frente às grandes dificuldades apresentadas pelos negócios sociais para crescer e gerar um maior impacto na sociedade, considera-se que há um papel importante a ser desempenhado pelo design.
Palavras-chave: inovação social; negócio social; impacto,
Palavras-chave: inovação social; negócio social; impacto,
DOI: 10.5151/ped2018-5.1_AIC_01
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Griner, Dafne Rivadeneira; Pinto, Laura de Souza Cota Carvalho Silva; "Design e negócios sociais: potencialidades para a inovação social", p. 6110 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-5.1_AIC_01
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações