Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E TECNOLOGIA: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA POR DESIGNERS

Katarine Inis Soares Santos, acadêmica ; Matheus de Souza Silva, acadêmico ; Hebert Phillipe Martins Pereira, acadêmico ; Pedro de Oliveira Brandão, acadêmico ;

Artigo Completo:

O Movimento Maker é um dos fatores responsáveis pela democratização dos meios de produção. Por meio do contato com novas tecnologias de prototipagem, o designer se encontra agora em um amplo campo de atuação que, anteriormente, era restrito à indústria. O objetivo desse artigo é descrever o surgimento do grupo de pesquisa em Sistemas Interativos “Arduemgers”, sua relação com o movimento Maker e os workshops como meio de aprendizagem. São analisados a história do movimento Maker, o método didático do Critical Making e sua aplicação como processo projetual. Por fim, são analisadas as contribuições dos projetos e dos eventos realizados pelo grupo que buscam aproximar a comunidade acadêmica desta nova ferramenta criativa.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Critical Making; Prototipagem Eletrônica; Movimento Maker; Grupo de Estudos; Makerspaces,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0206

Referências bibliográficas
  • [1] ANDERSON, C. Makers: The new industrial revolution. New York: Crown. 2012
  • [2] ARDUINO. Arduino Single-Sided Serial Board (version 3). Disponível na internet por http em: . Acesso em 07 maio 2016.
  • [3] BLIKSTEIN, Paulo; KRANNICH, Dennis. The Makers’ Movement and FabLabs in Education: Experiences, Technologies, and Research. IDC 2013, New York, NY, USA. Disponível na internet por http em: . Acesso em 10 maio 2016.
  • [4] BÜRDEK, Bernhard. Design - História, Teoria e Prática do Design de Produtos. Business, 2010.
  • [5] CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. Editora Blücher, São Paulo, 2008.
  • [6] DOUGHERTY, Dale. The Maker Moviment. Innovations / volume 7, number 3, 2012. http://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/INOV_a_00135. Acesso em 10 maio 201
  • [7] DOUGHERTY; Dale. The maker mindset. In: HONEY, Margaret; KANTER David ( Org.). Design, Make, Play: Growing the Next Generation of STEM Innovators. Ed, Routledge, NY, USA, 2013. P. 7-11
  • [8] HALVERSON, Erica; SHERIDAN, Kimberly. The Maker Movement in Education. Harvard Educational Review. Vol. 84, N. 4, 2014. Disponível na internet por http em: . Acesso em 10 maio 2016.
  • [9] KENT, Steven. The Ultimate History of Video Games: From Pong to Pokemon--The Story Behind the Craze That Touched Our Lives and Changed the World. Prima Pub, New York, 2001.
  • [10] MARTIN, Lee. The Promise of the Maker Movement for Education. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER). Vol. 5, N. 1, 2015. Disponível na internet por http em:. Acesso em 10 maio 2016.
  • [11] RATTO, Matt. Critical Making: Conceptual and Material Studies in Technology and Social Life. The Information Society, 27:4, 252-260, 20 Disponível na internet por http em: . Acesso em: 12 abr. 2016
  • [12] RITCHIE, Dennis. The Development of the C Language. Bell Labs/Lucent Technologies, 1999. Disponível na internet por http em: < https://www.bell-labs.com/usr/dmr/www/chist.html>. Acesso em 12 abr. 2016.
Como citar:

Katarine Inis Soares Santos, acadêmica; Matheus de Souza Silva, acadêmico; Hebert Phillipe Martins Pereira, acadêmico; Pedro de Oliveira Brandão, acadêmico; "DESIGN E TECNOLOGIA: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA POR DESIGNERS", p. 2409-2418 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0206

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações