Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CONGIC - Open Access.
Design editorial de material didático para o auxílio da alfabetização bilíngue de crianças surdas
Editorial design of didactic material to help deaf children with bilingual literacy
Rodrigues, Bruna ; Paes, Catarina ; Araújo, Germana Gonçalves G. de ; Lima, Raquel P. de ;
CONGIC:
Este artigo aborda o desenvolvimento de um material didático ilustrado voltado para a educação de crianças surdas, elaborado em um TCC do curso de Design da UFS. O estudo partiu da necessidade de crianças surdas em fase inicial de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na instituição educacional IPAESE. Numa perspectiva exploratória, a pesquisa, de caráter qualitativo, iniciou com entrevistas direcionadas aos professores especializados na educação de surdos da instituição. Em seguida, sob os preceitos do Design Participativo, foi desenvolvido um estudo de caso com as crianças surdas, o qual propiciou a elas poder de escolha sobre a linguagem das informações desenhadas para compor o material didático em processo de elaboração. Para a configuração gráfica do material didático auxiliar, também foram utilizados os fundamentos do Design Editorial. Como resultado, foi produzida uma cartilha ilustrada direcionada para a alfabetização bilíngue em Libras e Língua Portuguesa para crianças surdas. O material foi planejado levando em consideração aspectos como a acessibilidade, a usabilidade e a adequação pedagógica.
CONGIC:
This article discusses the development of an illustrated didactic material aimed at the education of deaf children, elaborated in a final project for UFS Design course. The study started from the need of deaf children in the initial phase of acquiring the Brazilian Sign Language (Libras) at the educational institution IPAESE. From an exploratory perspective, the research, of a qualitative nature, began with interviews directed at the institution's teachers who are specialized in education of the deaf. Then, under the precepts of Participatory Design, the deaf children participated in a case study, which provided them with the power to choose the language of the information designed to compose the didactic material in process. The graphic configuration of the auxiliary teaching material followed fundamentals of Editorial Design. The result was the production of an illustrated booklet aimed at bilingual literacy in Libras and Portuguese for deaf children. The material plan has taken into account aspects such as accessibility, usability and pedagogical adequacy.
Palavras-chave: design editorial, design participativo, alfabetização bilíngue, crianças surdas,
Palavras-chave: editorial design, participatory design, bilingual literacy, deaf children,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-142_646865
Referências bibliográficas
- [1] Cabral, L. R. (2020). Sincronização entre motion graphic e tons graves: um estudo exploratório direcionado para o público surdo [Dissertação de mestrado não publicada]. Departamento de Design. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.
- [2] Fernandes, F. R. (2015). Design da Informação: base para a disciplina no curso de Design. Rio Claro: FRF Produções.
- [3] G1. (2014, 11 de fevereiro). 70% dos estudantes deficientes auditivos estão atrasados na escola. Recuperado de https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2014/02/70-dos-estudantes-deficientes-auditivos-estao-atrasados-na-escola.html
- [4] Gutierrez, F. (1997). Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação. Tradução Wladimir Soares. São Paulo: Summus Editorial.
- [5] Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe. (2020). Quem somos. Sergipe: Autor. Recuperado de https://www.ipaese.org.br/paginas/quem-somos/2
- [6] Karnopp, L., & Quadros, R. M. (2001). Educação infantil para surdos. In E. D. Roman & V. E. Steyer (Org.), A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado (pp. 214–230). Canoas: Editora Ulbra.
- [7] Margolin, V. (2006). O designer cidadão. Revista Design em Foco, III(2), 145–150. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=66111515011
- [8] Martins, V. R. O. (2022). Implicações e conquistas da atuação do intérprete de língua de sinais no Ensino Superior. ETD - Educação Temática Digital, 7(2), 158–167. https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.800
- [9] Papanek, V. (1993). Renovar as coisas e torná-las belas. Lisboa: Centro Português de Design.
- [10] Quadros, R. M. (1997). Educação de Surdos: a aquisição de linguagem. Porto Alegre, Artes Médicas.
- [11] Quadros, R. M., & Masutti, M. (2007). CODAs brasileiros: Libras e Português em zonas de contato. In R. M. Quadros, & G. Perlin. (Org.), Estudos Surdos II (pp. 238–266), Petrópolis, RJ: Arara Azul.
- [12] Skliar, C. (1998). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação.
Como citar:
Rodrigues, Bruna; Paes, Catarina; Araújo, Germana Gonçalves G. de ; Lima, Raquel P. de ; "Design editorial de material didático para o auxílio da alfabetização bilíngue de crianças surdas", p. 1991-2003 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-142_646865
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações