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Design, educação e ciência da computação: uma revisão sistemática sobre a mediação do design em sistemas de hipermídia adaptativa educacional para pessoas idosas

Design, education, and computer science: a systematic review about design mediation in educational adaptive hypermedia systems for elderly

Araújo, Gustavo Rener Borges ; Fragelli, Ricardo Ramos ; Silva, Tiago Barros Pontes e ; Siqueira, Nayara Moreno de ;

CIDI:

Esta revisão sistemática tem como objetivo investigar como a aplicação dos princípios do design é documentada em estudos dos campos científicos da ciência da computação e educação que abordam o processo de aprendizagem de pessoas idosas em sistemas de hipermídia adaptativa educacional, a fim de ordenar quais destes princípios são mais relevantes neste processo. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura a partir da proposta de Sampaio e Mancini. Foi utilizada a base de dados eletrônica Scopus, tendo como critérios o período de publicação com o tempo de busca apropriado entre 2018 e 2023. Ainda, para compreensão do contexto nacional sobre o fenômeno, foi incluído manualmente o periódico InfoDesign com os mesmos critérios para comparação. Os resultados obtidos apontam que frequentemente as abordagens destes estudos são de caráter monodisciplinar, fazendo com que não sejam alcançados resultados efetivos com recomendações que relacionem a atividade de design a estes outros campos.

CIDI:

This systematic review aims to investigate how the application of design principles is documented in studies from the scientific fields of computer science and education that address the learning process of elderly people in educational adaptive hypermedia systems, in order to order which of these principles are most relevant in this process. Therefore, a systematic literature review was conducted based on the proposal by Mancini and Sampaio. The Scopus electronic database was used, with publication period criteria and an appropriate search time between 2018 and 2023. Additionally, to understand the national context of the phenomenon, the InfoDesign journal was manually included with the same criteria for comparison. The results indicate that frequently the approaches of these studies are monodisciplinary in nature, resulting in ineffective outcomes and recommendations that relate the design activity to these other fields.

Palavras-chave: Educação, Idosos, Princípios do Design, Sistemas de Hipermídia Adaptativa Educacional,

Palavras-chave: Education, Elderly, Design Principles, Adaptive Educational Hypermedia Systems,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-28_639578

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Como citar:

Araújo, Gustavo Rener Borges; Fragelli, Ricardo Ramos; Silva, Tiago Barros Pontes e; Siqueira, Nayara Moreno de; "Design, educação e ciência da computação: uma revisão sistemática sobre a mediação do design em sistemas de hipermídia adaptativa educacional para pessoas idosas", p. 423-435 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-28_639578

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