Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design em Parceria e Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar: materiais didáticos como mediadores para a compreensão do sentido da morte

Partnership Design and Educational Service in a Hospital Environment: didactic materials as mediators for understanding the meaning of death

Couto, Rita Maria de Souza ; Ribeiro, Flavia Nízia da Fonseca ; Nunes, Roberta Bahiense de Sousa Sandes ; Machado, Victor Sales ;

Artigo:

O artigo apresenta um projeto de parceria entre o LIDE Dad PUC-Rio e os professores da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, para crianças de 3 a 10 anos, em tratamento oncológico no Hospital Martagão Gesteira, situado em Salvador, Bahia. O objetivo do projeto é produzir materiais didáticos que atendam às demandas do Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar (SAEAH), visando aliar o Design e a Educação Especial e Inclusiva. O SAEAH é um serviço prestado a estudantes da educação básica, matriculados no sistema de ensino público ou privado, e é reconhecido pela legislação brasileira como um direito à continuidade de escolarização de crianças e adolescentes que estão impossibilitados de frequentar o ambiente escolar devido a sua condição de saúde. O Hospital Martagão Gesteira oferece 28 especialidades médicas pediátricas pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. No projeto aqui relatado está sendo desenvolvido um livro digital para tratar o tema da morte de forma lúdica e interativa com crianças que estão em tratamento de câncer em uma unidade pediátrica oncológica. Pretende-se que o livro atue como um disparador para conversas mais diretas sobre o tema perdas com as crianças acamadas, conduzidas por professores e psicólogos. A existência de atendimento pedagógico-educacional em hospitais visa assegurar a continuidade de processos de escolarização e desenvolvimento cognitivo de crianças hospitalizadas que é geralmente realizado no ambiente escolar regular.

Artigo:

The article presents a partnership project between LIDE Dad PUC-Rio and the teachers from the Municipal Hospital and Home School Sister Dulce, aimed at children aged 3 to 10 who are undergoing cancer treatment at the Martagão Gesteira Hospital in Salvador, Bahia. The project's goal is to produce educational materials that cater to the demands of the Educational Assistance Service in the Hospital Environment (SAEAH), with the objective of combining Design and Special and Inclusive Education. SAEAH is a service provided to students in basic education, enrolled in the public or private education system, and is recognized by Brazilian legislation as the right to continue the education of children and adolescents who are unable to attend school due to their health condition. The Martagão Gesteira Hospital offers 28 pediatric medical specialties through the Brazilian Unified Health System. The project being described here involves the development of a digital book to address the topic of death in a playful and interactive way with children undergoing cancer treatment in a pediatric oncology unit. The intention is for the book to serve as a trigger for more direct conversations about loss with bedridden children, led by teachers and psychologists. The presence of educational support in hospitals aims to ensure the continuity of the schooling and cognitive development processes of hospitalized children, which is typically carried out in the regular school environment.

Palavras-chave: educação inclusiva, escola hospitalar, design em parceria, sentido de morte,

Palavras-chave: inclusive education, hospital school, partnership design, sense of death,

DOI: 10.5151/mxriodc2023-023

Referências bibliográficas
  • [1] "ANGROSINO, M. Etnografia e Observação Participante. ARTMED: Porto Alegre, 2009.
  • [2] BUCHWEITZ, Donaldo. Os Pesadelos de Manu. S.l: Hagnos Editora, 2021.
  • [3] COUTO, R. M. S. Movimento interdisciplinar de designers brasileiros em busca de educação avançada. 1997. 246 p. Tese (Departamento de Educação, PUC-Rio. COUTO, R. M. S.. O Design Social na PUC-Rio. In: OLIVEIRA, A. J; FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C.. (Org.). Ecovisões Projetuais: pesquisas em Design e Sustentabilidade no Brasil.1ed. São Paulo: Blucher, 2017, v. 1, p. 7-25.
  • [4] COUTO, R.M.S. “O Ensino da Disciplinas de Projeto Básico Sob o Enfoque do Design Social”. 1991. 72 p. Dissertação (Departamento de Educação) PUC/Rio, 1991.
  • [5] FAZENDA, I. C. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. São Paulo: Loyola, 1979.
  • [6] FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003. 100 p. Disponível em: http://bds.unb.br/handle/123456789/73. Acesso em: 21 jul. 2022.
  • [7] FONSECA, Eneida Simões da. Classe hospitalar e atendimento domiciliar: direito de crianças e adolescentes doentes. Revista Educação e Políticas em Debate, Rio de Janeiro, v.4, n.1,
  • [8] p.12–28, jan/jul. 2015. Disponível em https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/3130 Acesso em: 21 jul.2022.
  • [9] FUMES, Neiza de Lourdes Frederico; CARMO, Bruno Cleiton Macedo do. Deficiência, educação e pandemia: A desigualdade revelada. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/123456789/8497/1/Defici%C3%AAncia%2C%20educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20pandemia.pdf. Acesso em: 21 jul. 2022.
  • [10] GUEUDEVILLE, Rosane Santos; ALENCAR, Aglailda Silva; SILVA, Maria Josiane Oliveira; LUCIANO, Beatriz Ribeiro. A implantação de uma escola hospitalar no município do Crato – CE: Relato de experiência. Revista de Extensão (REVEXT), Crato, v.2, n.1, p. 303–309, out/dez. 2021. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/reu/article/view/57. Acesso em: 21 jul. 2022.
  • [11] KELLEY, D., & KELLEY, T. Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All. Crown Business, 2013.
  • [12] LLENAS, Anna. Vazio. SI. Lisboa: Editora Salamandra, 2018.
  • [13] PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000400010. Acessado em 12/08/2022.
  • [14] SANTOS, Roberta Bahiense de Sousa dos. A atenção domiciliária desde o paradigma da inclusão. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidad del Salvador, Buenos Aires, 2016.
  • [15] SINGH, Rishabh. Increasing empathy in kids, 2022. Disponível em: https://issuu.com/rishabhsingh98/docs/dp_2_-_increasing_empathy_in_kids. Acesso em abril de 2023. The Double Diamond: A Universal Framework for Innovation. (Design Council, 2005).
  • [16] https://www.designcouncil.org.uk/sites/default/files/asset/document/The%20Double%20Diamod%20-%20Design%20Council.pdf. Acesso em abril de 2023."
Como citar:

Couto, Rita Maria de Souza; Ribeiro, Flavia Nízia da Fonseca; Nunes, Roberta Bahiense de Sousa Sandes; Machado, Victor Sales; "Design em Parceria e Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar: materiais didáticos como mediadores para a compreensão do sentido da morte", p. 316-330 . In: 10º MXRio Design Conference 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2023-023

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações