Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design emocional e centrado no humano na construção da interação remota com o público idoso asilado em tempos de COVID-19

Emotional and human-centered design in the construction of a remote interaction with care home residents in COVID-19 times

Antoniolli, Karina de Abreu ; Bueno, Juliana ;

Short Paper:

"Idosos residentes em instituições de longa permanência relembram constantemente suas histórias. Assim,o trabalho de conclusão de curso “As Meninas do Lar Iracy” objetiva em suas primeiras etapas coletardados e requisitos para a criação de um produto gráfico baseado nas memórias afetivas de idosasasiladas, pautado em uma adaptação dos processos de Design Centrado no Humano de IDEO (2015) e ode Design Centrado na Emoção de Matter-Mind Studio (2018), composta de 4 fases. Descreve-se nesteartigo o processo de interação e comunicação remota para criação de vínculo com estas idosas, no intuitode coletar requisitos informacionais. Como resultado preliminar apresenta-se a proposição do processoem si e dados coletados para a futura elaboração de um projeto gráfico."

Short Paper:

"Elderly residents of long-term care institutions often recall their stories. Therefore, the final paper “The girlsfrom Lar Iracy” in its first stages aims to collect data and requirements for the creation of a graphic productbased on the affective memories of care home residents, based on an adaptation of the Human-CenteredDesign process by IDEO (2015) and Emotion-Centered Design process by Matter-Mind Studio (2018), with4 phases. This article describes the process of remote interaction and communication to create a bondwith these elderly women, in order to collect informational requirements. As a preliminary result, theproposal of the process itself and data collected for the future elaboration of a graphic project are presented."

Palavras-chave: design emocional, design centrado no humano, design da informação, idosas asiladas, comunicação remota,

Palavras-chave: emotional design, human-centered design, information design, care home residents, remote communication,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-130-354979-CONGIC-Comunicacao_ac.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Carli, L., Kolankiewicz, A. C. B., Loro, M. M., Rosanelli, C. de L. S. P., Sonego, J. G. & Stumm,
  • [2] E. M. (2012). Sentimentos e percepções de idosos residentes em uma instituição asilar.
  • [3] Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, 4(2), 2868 - 2877. Recuperado de
  • [4] https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=505750893004
  • [5] Casais, M., Mugge, R., & Desmet, P. M. A. (2018). Objects with symbolic meaning: 16 directions
  • [6] to inspire design for wellbeing. Journal of Design Research, 16(3/4), 247 - 281. Recuperado
  • [7] de https://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=99538. doi:
  • [8] 10.1504/JDR.201099538
  • [9] Desmet, P. M. A. (2002). Designing Emotions. Delft: Delft University of Technology.
  • [10] IDEO. (2015). The Field Guide to Human-Centered Design. 2. Ed. Disponível em
  • [11] http://www.ideo.com/work/human-centered-designtoolkit/
  • [12] Júnior, M. A. B., & Silva, M. M. da. (2019). A utilização do Storytelling para o resgate da
  • [13] memória afetiva: Uma análise do vídeo “Os últimos desejos da Kombi”. In: Vilela, M. D., &
  • [14] Júnior, M. A. B. (org.). Conexões digitais e convergentes: sentidos, afeto e cultura (pp. 53 –
  • [15] 70). Santa Catarina: Editora Unisul. Recuperado de https://riuni.unisul.br/handle/12345/9187
  • [16] Krippendorff, K. (2000). Design Centrado no Ser Humano: uma necessidade cultural. Estudos
  • [17] em Design, Rio de Janeiro, 8(3), 87 - 98.
  • [18] Lupton, E. (2020). O design como storytelling. São Paulo: Gustavo Gilli.
  • [19] Manzini, E. J. (1991). A Entrevista na Pesquisa Social. São Paulo: Didática, v. 26 – 27.
  • [20] Matter-Mind Studio. (2018). Emotion-Centered Design. What Is Emotion-Centered Design?.
  • [21] Disponível em https://medium.com/emotion-centereddesign/what-is-emotion-centered-
  • [22] design-c3282931f9a4
  • [23] Norman, D. A. (2004). Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things. Nova York:
  • [24] BASIC BOOKS.
  • [25] K.A. Antoniolli & J. Bueno | Design emocional e centrado no humano na construção da
  • [26] interação remota com o público idoso asilado em tempos de COVID-19 1683
  • [27] Petrocilo, C. (2020). Proibidos de receberem visitas, idosos estão mais solitários nos asilos.
  • [28] Folha de São Paulo, São Paulo. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/04/proibidos-de-receberem-visitas-idosos-
  • [29] estao-mais-solitarios-nosasilos.shtml
  • [30] Robin, B. R. (2008). Digital Storytelling: A Powerful Technology Tool for the 21st Century
  • [31] Classroom. Theory Into Practice, 47(3), 220 - 228. Recuperado de
  • [32] https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00405840802153916. doi:
  • [33] 10.1080/00405840802153916"
Como citar:

Antoniolli, Karina de Abreu; Bueno, Juliana; "Design emocional e centrado no humano na construção da interação remota com o público idoso asilado em tempos de COVID-19", p. 1682-1688 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-130-354979-CONGIC-Comunicacao_ac.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações