Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design Estratégico na área da saúde: propostametodológica para a Inovação Cultural e Social deassociações ligadas a doenças raras

Strategic Design in Healthcare: a methodological approach to Cultural andSocial Innovation for rare diseases patients’ organizations

Bittencourt, Gustavo Berwanger ; Freire, Karine de Mello ;

Artigo completo:

A abordagem do Design para as comunidades criativas e a Inovação Social já conta com uma ricatrajetória em teoria e projetos ao longo de quase duas décadas. Contudo, uma natural concentraçãode pesquisa e prática em determinadas áreas sociais deixa em aberto outras, o que apresenta muitasoportunidades. Neste artigo, é introduzida a área da saúde nesse diálogo, especificamente os desafiosdas associações de pacientes de doenças raras, as quais apresentam características de comunidadescriativas e que, entende-se, poderiam beneficiar-se da abordagem do Design Estratégico paraInovação Cultural e Social por sua necessidade de reformular seus modelos organizacionais. Nessaintersecção, é identificada uma lacuna no Design Estratégico: a falta de uma ferramenta para oprojeto de estratégias organizacionais que não esteja vinculada à cultura gerencial. Então, é propostaa transformação do Social Innovation Scanner, ferramenta de análise de maturidade de iniciativas deInovação Social em ferramenta prospectiva e projetual para a formulação de estratégiasorganizacionais de associações de pacientes de doenças raras. Conclui-se que essa proposta podeajudar a preencher com coerência teórico-metodológica tal lacuna de métodos e ferramentas paracomunidades que desejam inovar em seu modelo organizacional sem precisar recorrer às soluçõesmais tradicionais disponíveis, especialmente aquelas de lógica mercadológica.

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The Design approach on creative communities and Social Innovation already has a richtrajectory in theory and projects built during the last two decades. However, a natural concentrationof research and practice in certain social areas leaves others open. This situation presents manyopportunities. In this article, the healthcare area is brought to this dialogue, more specifically thechallenges of rare disease patients' organizations, which have characteristics of creative communitiesand which, it’s our understanding, could benefit using the Strategic Design for Cultural and SocialInnovation approach when dealing with the need to reformulate its organizational models. At thisintersection, a gap in Strategic Design is identified: the lack of a tool for the design of organizationalstrategies that is not linked to the management culture. Therefore, it is proposed here to transformthe Social Innovation Scanner, a tool for analyzing the maturity of Social Innovation initiatives into aprospective and design tool for the formulation of organizational strategies for rare disease patients’organizations. It is concluded that this proposal can help to fill this gap with specific methods andtools for communities that wish to innovate in their organizational model without having to resort tothe most traditional solutions available, especially those born out of the market logic.

Palavras-chave: Design Estratégico; Inovação Social; Codesign; Doenças Raras; Associativismo,

Palavras-chave: Strategic Design; Social Innovation; Codesign; Rare Disease; Patients’ Organizations,

DOI: 10.5151/cid2020-47

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Como citar:

Bittencourt, Gustavo Berwanger; Freire, Karine de Mello; "Design Estratégico na área da saúde: propostametodológica para a Inovação Cultural e Social deassociações ligadas a doenças raras", p. 599-612 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-47

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