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Design gráfico brasileiro e manifestações antropofágicas: método para definição de corpus de capas de revistas

Brazilian Graphic Design and anthropophagic manifestations: method for defining the corpus of magazine covers

SIQUEIRA, Leonardo Coelho ; BRAGA, Marcos da Costa ;

Artigo:

A dissertação trata de um estudo histórico que pretende identificar possíveis assimilações do movimento artístico-cultural antropofágico no design gráfico brasileiro entre as décadas de 1920 e 1930, por meio das capas de revistas culturais. Para isso, estas são selecionadas na busca de possíveis interpretações de elementos antropofágicos que poderiam ser representados visualmente. Estes elementos serão identificados na observação de obras dos principais literários e artistas que participaram do movimento, buscando compreender quais elementos verbais e visuais que poderiam ter sido representados nas capas de revistas culturais. No ponto de vista do corpus de capas seriam selecionadas sob os critérios: (1) possuir elementos do movimento antropofágico; (2) ter sido veiculada em território nacional; (3) ser uma capa produzida no período de 1920 a 1939. Caso houver excessos se obedecerá aos critérios eliminatórios: (1) ser da região do país com menor número de peças encontradas; (2) possuir elementos iconográficos. Em caso falta de material para a análise obedecerá aos seguintes critérios: (1) ter circulação apenas regional; (2) ter circulação local, desde que uma alta tiragem. A partir desses critérios busca-se compreender se houve ou não assimilação do movimento antropofágico pelo Design Gráfico brasileiro, a partir do debate do termo deglutir – em que é baseada antropofagia oswaldiana. Destacando-se também, a partir do conceito defendido por Oswald de Andrade, que a manifestação antropofágica pode ser marcada por diferentes níveis da assimilação do modernismo europeu, dependendo do filtro de quem a opera [artista/literário]. Neste sentido, é entendido que existem indícios que norteiam possíveis assimilações do movimento antropofágico pelo design gráfico brasileiro dos anos 1920 e 1930, como pode ser demonstrado, em diferentes níveis na figura abaixo. Onde percebe-se diferentes níveis de assimilações do modernismo, somados com elementos da cultura nacional, estabelecendo um possível diálogo entre o campo gráfico e o discurso antropofágico de Oswald.

Artigo:

The dissertation is about historical study that intends to identify possible assimilations of the artistic-cultural movement anthropophagic in the Brazilian graphic design between the decades of 1920’s and 1930’s throughout cultural magazines covers. These are selected in search of possible interpretations of anthropophagic elements that could be represented visually. These elements will be identified through works observation of the main artists and literary artists that participated in the movement, seeking to understand which verbal and visual elements could have been represented on the covers of cultural magazines. In the covers corpus point of view will be selected under the criteria: (1) possess anthropophagic movement elements; (2) broadcasted in the national territory; (3) be a produced cover in the period of 1920 and 1939. If there is profusion, the elimination criteria will be followed: (1) be from the region of the country with the lowest number of pieces found; (2) possess iconographic elements. In case of lack of material for the analysis, it will comply with the following criteria: (1) have only regional circulation; (2) have local circulation, since a high impression. Based on these criteria, seek to understand whether or not there was assimilation of the anthropophagic movement by Brazilian Graphic Design, from the debate on the term swallow – on which Oswaldian anthropophagy is based. It is also highlighted, from the concept defended by Oswald de Andrade, that the anthropophagic manifestation can be marked by different levels of assimilation of European modernism, depending on the filter of who operates it [artist/literary]. In this sense, it is understood that there are indications that guide possible assimilations of the anthropophagic movement by Brazilian graphic design in the 1920s and 1930s, as can be shown at different levels in the figure below. Where one notices different levels of assimilation of modernism, added to elements of cultural identity, establishing a possible dialogue between the graphic field and anthropophagic discourse.

Palavras-chave: História do design gráfico brasileiro, Artes gráficas no Brasil, Antropofagia, Modernismo brasileiro, Identidade cultural.,

Palavras-chave: History of brazilian graphic design, Graphic arts in brazil, Anthropophagy, Brazilian modernism, Cultural identity.,

DOI: 10.5151/5spdesign-34

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, O. 1928. Manifesto Antropofágico.
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  • [3] CARDOSO, R. 2005. O Design Brasileiro antes do Design. São Paulo: CosacNaify.
  • [4] FABRIS, A. 199 Modernidade e modernismo no Brasil. Campinas: Mercado Letras.
  • [5] SOBRAL, J. 2007. O desenhista invisível. Rio de Janeiro: Folha Seca.
Como citar:

SIQUEIRA, Leonardo Coelho; BRAGA, Marcos da Costa; "Design gráfico brasileiro e manifestações antropofágicas: método para definição de corpus de capas de revistas", p. 65-66 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-34

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