Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
DESIGN GRÁFICO DE IMPRESSOS EFÊMEROS – UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DE PANFLETOS ANTIGUERRA DO VIETNÃ EM SEATTLE
Martins, Vivian Suarez ; Carvalho, Agda ;
Artigo Completo:
Este artigo analisa a produção de impressos efêmeros no período da Guerra do Vietnã, bem como o seu consequente desdobramento em manifestações populares. Os métodos escolhidos para a elaboração do artigo foram a pesquisa bibliográfica e o estudo do caso dos panfletos de Seattle e a Guerra do Vietnã (Vietnam Printed Ephemera). O trabalho propõe a reflexão sobre a relevância de peças gráficas impressas e a sua representatividade na propagação de mensagens, bem como traz um levantamento histórico e definições acerca do objeto de estudo selecionado. Desse modo, é feita a análise sobre a importância de impressos e como sua autonomia pode impactar na tomada de decisões governamentais e na sociedade, por meio de ações de mobilização social. A análise proposta traz exemplos de eventos de impacto e resultados alcançados.
Artigo Completo:
Palavras-chave: design gráfico; impressos efêmeros; Guerra do Vietnã; manifestação popular.,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0055
Referências bibliográficas
- [1] ARFUCH, Leonor; CHAVES, Norberto; LEDESMA, María. Diseño y Comunicación. Teorías y enfoques críticos. Paidós. Buenos Aires, 1997.
- [2] BONSIEPE, Gui. "Design and Democracy”. Em Design Issues, 22 (2), 2006.
- [3] BRAGA, Marcos da Costa (org.). O papel social do design gráfico. História, conceitos &
- [4] atuação profissional. Edição. 1 ed. São Paulo: Senac. 2011.
- [5] ESKILSON, Stephen. Graphic Design A New History. Londres: Laurence King, 2007.
- [6] EVANS, Mike; KINGSBURY, Paul. Woodstock: Three Days That Rocked the World. New York: Sterling, 2010.
- [7] FRASCARA, J. Diseño gráfico para la gente. Buenos Aires: Infinito, 199
- [8] GOFFMAN, Ken & JOY, Dan. A contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
- [9] GOODWIN, Robin. The Nature of Social Change. In Changing Relations: Achieving Intimacy in a Time of Social Transition. Cambridge University Press, 2010.
- [10] HEYNEMANN, Cláudia Beatriz; RAINHO, Maria do Carmo Teixeira; CARDOSO, Rafael. Marcas do progresso: consumo e design no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Mauad X: Arquivo Nacional, 2009.
- [11] KOPP, R. Design Gráfico Cambiante. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.
- [12] RODRIGUES, Jorge Luís Caê. Tinindo, Trincando: o design gráfico no tempo do desbunde. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, jul./dez. 2006.
- [13] VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Guerra do Vietname: Descolonização e revolução. 2ª ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1991.
- [14] REFERÊNCIAS DE INTERNET
- [15] Vietnam War Era Ephemera Collection – University of Washington. Disponível em HYPERLINK "http://content.lib.washington.edu/protestsweb/index.html" http://content.lib.washington.edu/protestsweb/index.html. Acesso em 10/10/2013.
- [16] The Designer Observer Group. Disponível em http://observatory.designobserver.com/entry.html?entry=25378. Acesso em 10/10/2013.
Como citar:
Martins, Vivian Suarez; Carvalho, Agda; "DESIGN GRÁFICO DE IMPRESSOS EFÊMEROS – UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DE PANFLETOS ANTIGUERRA DO VIETNÃ EM SEATTLE", p. 645-652 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0055
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações