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Design gráfico em processos participativos: amarração, rede e marcas

Graphic design in participatory processes: binding, network and marks

MEDEIROS, Vânia ; BARBOSA, Lara Leite ;

Artigo:

A pesquisa tem como objetivo desenvolver a hipótese de que o design é capaz de atuar na construção de um corpo coletivo em processos participativos e elabora três conceitos-movimentos para pensar o projeto gráfico nesses contextos: 1) Desenho como amarração, 2) Grupo como rede e 3) Designer como tradutora de marcas. Os três trabalhos que fundamentam as reflexões apresentadas — Caderno de campo, Cuadernos de Medellín e Mulheres Possíveis — são processos criativos que se filiam a uma vertente de obras que ganharam espaço institucional a partir do início dos anos 90, período de particular florescimento de práticas "pós-estúdio", definidos como arte participativa (BISHOP, 2012). Em todos, a pesquisadora atua como artista propositora (ou como parte de um coletivo propositor) e também como designer gráfica. O método da cartografia, baseado na proposição de Deleuze e Guattari (1995) e ampliado por diversas autoras e autores (PASSOS, KASTRUP e ESCÓSSIA, 2020) é aplicado para acompanhar os processos analisados e não descrever o que se poderia entender como resultados. Propõe-se no bojo da investigação, um modo de pensamento e escritura por "alinhavos", que, buscando pensar o design em uma perspectiva ontológica (ESCOBAR, 2016), toma a materialidade de algumas obras artísticas, não apenas referências bibliográficas, para desenvolver os conceitos apresentados.

Artigo:

This research aims to develop the hypothesis that design is capable of acting in the construction of a collective body in participatory processes and elaborates three concepts-movements to think about graphic design in these contexts: 1) Drawing as binding, 2) the group as a network and 3) The designer as a mark translator. The three works that underlie the reflections presented — Caderno de campo, Cuadernos de Medellín and Mulheres Possíveis — are creative processes that are affiliated with a strand of works that gained institutional space from the early 1990s, a period of particular flowering of practices "post-studio", defined as participatory art (BISHOP, 2012). In all of them, the researcher works as a proposing artist (or as part of a proposing collective) and also as a graphic designer. The cartography method, based on the proposition of Deleuze and Guattari (1995) and expanded by several authors (PASSOS, KASTRUP and ESCÓSSIA, 2020) is applied to follow the analyzed processes and not describe what could be understood as results. It is proposed in the core of the investigation, a way of thinking and writing by "basting", which, seeking to think about design in an ontological perspective (ESCOBAR, 2016), takes the materiality of some artistic works, not just bibliographic references, to develop the concepts presented.

Palavras-chave: design participativo; arte participativa; projeto gráfico,

Palavras-chave: participatory design; participatory art; graphic project,

DOI: 10.5151/6spdesign-054

Referências bibliográficas
  • [1] BISHOP, Claire. Artificial hells: participatory art and the politics of spectatorship. 2012. New York: Verso.
  • [2] DELEUZE, G & GUATTARI, F. Mil platôs. Capitalismo e Esquizofrenia, vol.1. 1995. São Paulo: Editora 34.
  • [3] ESCOBAR, Arturo. Autonomía y diseño: La realización de lo comunal. 2016. Popayán: Universidad del Cauca. Sello Editorial.
  • [4] PASSOS, Eduardo, KASTRUP, Virgínia e ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 2020. Porto Alegre: Sulina.
Como citar:

MEDEIROS, Vânia; BARBOSA, Lara Leite; "Design gráfico em processos participativos: amarração, rede e marcas", p. 107-108 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-054

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