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Design inclusivo centrado no usuário: instrumento de caráter pedagógico como material didático para deficientes visuais.

User-centered inclusive design: a pedagogical instrument as didactic material for the visually impaired.

Santos, Vivian de Oliveira ; Silva, Diego Siqueira Cavalcanti da ; Alves, Adácia Raquel de Moraes ; Silva, Hannah Beatriz de Oliveira ; Silva Filho, Washington Carlos da ;

CONGIC:

Esse artigo apresenta uma proposta de projeto centrado no usuário, explorando as possibilidades de desenvolvimento de material didático inclusivo para pessoas com deficiência visual. Tem como objetivo proporcionar mais autonomia para o usuário, incentivando a inclusão social. Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi o conjunto de ferramentas de Design Inclusivo adaptado, UC Toolkit, desenvolvido por Pichler (2019), para auxiliar no desenvolvimento do projeto. Como resultado, foram identificadas as dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem de pessoas cegas e com baixa visão. Dessa forma, foi desenvolvida uma régua multifuncional de caráter pedagógico, com a finalidade de facilitar o processo de inclusão educacional dos membros da Associação Caruaruense de Cegos de Caruaru.

CONGIC:

This article presents a proposal for a user-centered project, exploring the possibilities of developing inclusive didactic material for people with visual impairments. It aims to provide more autonomy for the user, encouraging social inclusion. To this end, the methodological procedure employed was the set of adapted Inclusive Design tools, UC Toolkit, developed by Pichler (2019), to assist in the development of the project. As a result, difficulties in the teaching and learning process of blind and low vision people were identified. In this way, a multifunctional pedagogical ruler was developed, with the purpose of facilitating the process of educational inclusion of the members of the Associação Caruaruense de Cegos de Caruaru.

Palavras-chave: design centrado no usuário, tecnologia assistiva, acessibilidade, deficiência visual,

Palavras-chave: user-centered design, assistive technology, accessibility, visual impairment,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-146_649900

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Como citar:

Santos, Vivian de Oliveira; Silva, Diego Siqueira Cavalcanti da; Alves, Adácia Raquel de Moraes; Silva, Hannah Beatriz de Oliveira; Silva Filho, Washington Carlos da; "Design inclusivo centrado no usuário: instrumento de caráter pedagógico como material didático para deficientes visuais.", p. 2035-2043 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-146_649900

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