Agosto 2024 vol. 12 num. 5 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
ARTIGO COMPLETO - Open Access.
DESIGN, INCLUSÃO E EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DESIGN, INCLUSÃO E EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
SANTOS, Maria Iris de Lima ; BARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade ;
ARTIGO COMPLETO:
Este artigo discute perspectivas do design na educação, com ênfase em crianças em escolas regulares. Dessa forma, teve como objetivo realizar um levantamento sobre o estado da arte em educação, design universal e empatia. Como método, utilizou-se da Revisão Sistemática da Literatura, com uma busca no Web of Science, seguindo critérios de análise dos artigos. Os resultados são baseados em três evidências: (1) Educação infantil – Ensino x Aprendizagem; (2) Inclusão, empatia e educação: (3) Design, que mostraram uma diversidade de definições e classificações. Por fim, buscou-se destacar a importância desses conceitos para uma compreensão ampla das temáticas abordadas.
ARTIGO COMPLETO:
This article discusses design perspectives in education, with an emphasis on children in mainstream schools. The aim was to carry out a survey of the state of the art in education, Universal Design and empathy. The method used was a Systematic Literature Review, with a search on the Web of Science, following criteria for analysing the articles. The results are based on three pieces of evidence: (1) Early childhood education - Teaching x Learning; (2) Inclusion, empathy and education: (3) Universal Design, which showed a diversity of definitions and classifications. Finally, the aim was to emphasise the importance of these concepts for a broad understanding of the topics covered.
Palavras-chave: Inclusão; Design universal; Educação infantil,
Palavras-chave: Inclusion; Universal Design; Early childhood education,
DOI: 10.5151/eneac2024-826611
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Como citar:
SANTOS, Maria Iris de Lima; BARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade; "DESIGN, INCLUSÃO E EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA", p. 766-777 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2024-826611
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