ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESIGN, INCLUSÃO E EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

DESIGN, INCLUSÃO E EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

SANTOS, Maria Iris de Lima ; BARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade ;

ARTIGO COMPLETO:

Este artigo discute perspectivas do design na educação, com ênfase em crianças em escolas regulares. Dessa forma, teve como objetivo realizar um levantamento sobre o estado da arte em educação, design universal e empatia. Como método, utilizou-se da Revisão Sistemática da Literatura, com uma busca no Web of Science, seguindo critérios de análise dos artigos. Os resultados são baseados em três evidências: (1) Educação infantil – Ensino x Aprendizagem; (2) Inclusão, empatia e educação: (3) Design, que mostraram uma diversidade de definições e classificações. Por fim, buscou-se destacar a importância desses conceitos para uma compreensão ampla das temáticas abordadas.

ARTIGO COMPLETO:

This article discusses design perspectives in education, with an emphasis on children in mainstream schools. The aim was to carry out a survey of the state of the art in education, Universal Design and empathy. The method used was a Systematic Literature Review, with a search on the Web of Science, following criteria for analysing the articles. The results are based on three pieces of evidence: (1) Early childhood education - Teaching x Learning; (2) Inclusion, empathy and education: (3) Universal Design, which showed a diversity of definitions and classifications. Finally, the aim was to emphasise the importance of these concepts for a broad understanding of the topics covered.

Palavras-chave: Inclusão; Design universal; Educação infantil,

Palavras-chave: Inclusion; Universal Design; Early childhood education,

DOI: 10.5151/eneac2024-826611

Referências bibliográficas
  • [1] "ARMSTRONG, M., MORRIS, C., ABRAHAM, C., ET A. CHILDREN’S CONTACT WITH PEOPLE WITH DISABILITIES AND THEIR ATTITUDES TOWARDS DISABILITY: A CROSS-SECTIONAL STUDY. DISABILITY AND REHABILITATION, 2015.
  • [2] CHAVARRÍA, Rosa M. Espada; CONDOY, Miriam Bernarda Gallego; MONTESINO, Rayco H. González. Diseño Universal del Aprendizaje e inclusión en la Educación Básica. ALTERIDAD, Revista de Educación, 2019.
  • [3] COOGLE, C. G., STORIE, S., & RAHN, N. L. A Framework for Promoting Access, Increasing Participation, and Providing Support in Early Childhood Classrooms. Early Childhood Education Journal, 2021.
  • [4] DA SILVA LEITE, Patricia; DE MENDONÇA, Vinícius Godoy. Diretrizes para game design de jogos educacionais. Proc. SBGames, Art Design Track, 2013.
  • [5] FIGUEIRA, Emílio. Introdução Geral à Educação Inclusiva. São Paulo: Figueira Digital, 2019.
  • [6] GORBANEV, I., AGUDELO-LONDOÑO, S., GONZÁLEZ, R. A., CORTES, A., POMARES, A., DELGADILLO, V., YEPES, F. J., & MUÑOZ, Ó. A systematic review of serious games in medical education: quality of evidence and pedagogical strategy. Medical Education Online, 2018.
  • [7] LI, Yan Li; DENG, Tao; KANSKE, Philipp. Affective empathy mediates the positive effect of prosocial video games on young children’s sharing behavior. Cognitive Development, 2023.
  • [8] MARAGLIANO, Andrea. Edu-larp paths in education: a pedagogic research on ethnic prejudice and empathy through games. Conference Proceedings. The Future of Education, 2019.
  • [9] PAGE, Matthew J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Revista panamericana de salud publica, 2023.
  • [10] SEYMOUR, Mairead. Enhancing the online student experience through the application of Universal Design for Learning (UDL) to research methods learning and teaching. Education and Information Technologies, 2024.
  • [11] TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação Inclusiva: recomendações de políticas de educação inclusiva para governos estaduais e federal. 2022.
  • [12] SHI, Yen-Ru; SHIH, Ju-Ling. Game factors and game‐based learning design model. International Journal of Computer Games Technology, 2015.
  • [13] WHO – World Health Organization. Relatório Mundial sobre a Deficiência. The World Bank; tradução Lexicus Serviços Linguísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012."
Como citar:

SANTOS, Maria Iris de Lima; BARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade; "DESIGN, INCLUSÃO E EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA", p. 766-777 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-826611

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações