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Design informacional e gamificação: testes com ilustrações para um jogo de educação corporativa

Informational design and gamification: tests with illustrations for a corporate education game

Assis, Mônica ; MIGLIARI, MIRELLA DE MENEZES ;

CIDI:

Neste artigo pretende-se apresentar os métodos utilizados para o desenvolvimento do jogo Conversas Produtivas – um jogo de cartas aplicado à educação corporativa que contou com a contribuição do design de informação no que tange a definição de sua materialidade. O tema da pesquisa realizada insere-se, portanto, no contexto do design e sua interface com o ensino-aprendizagem. O referido jogo foi aprimorado como projeto de Mestrado por meio do seguinte percurso metodológico: pesquisa bibliográfica, levantamentos de dados e análises para o desenvolvimento do conteúdo e da programação visual das cartas. Foram aplicados métodos da ergonomia informacional: o Teste de Produção e o Teste de Eleição para orientar o design do artefato com o objetivo de avaliar uma gama de ícones e ilustrações que retratassem soft skills e diversidade e tendo como foco a compreensibilidade, sendo esse o enfoque deste artigo. Ambos os métodos se mostraram eficazes para o desenvolvimento das cartas do jogo quando aplicados à conceitos abstratos. As cartas foram por fim testadas em grupos focais de usuários finais que puderam apontar melhorias para o design informacional.

CIDI:

This paper intends to present the methods applied in the development of the game ‘Conversas Produtivas’ – a card game used for corporate education which had the contribution of information design regarding the definition of its materiality. The research carried out is inserted, therefore, in the context of design and its interface with teaching-learning. This game has been improved as a Master's project through the following methodological path: bibliographical research, data collection and analysis for the development of the content and the cards’ graphic design. The Production Test and the Election Test – originally from the informational ergonomics field - were applied to guide the design of the artifact in order to evaluate a variety of symbols and illustrations for soft skills matters and diversity while focusing on comprehensibility, which is the main concern of this article. Both methods proved effective for the development of game cards when applied to abstract concepts. The cards were eventually tested in focus groups of end users who were able to point out improvements to the informational design.

Palavras-chave: teste de produção; teste de eleição; design informacional; design aplicado à gamificação; educação corporativa,

Palavras-chave: production test; election test; informational design; design applied to gamification; corporate education,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-34_647434

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Como citar:

Assis, Mônica; MIGLIARI, MIRELLA DE MENEZES; "Design informacional e gamificação: testes com ilustrações para um jogo de educação corporativa", p. 522-539 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-34_647434

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