Junho 2017 vol. 3 num. 11 - CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem
Artigo Completo - Open Access.
DESIGN INSTRUCIONAL ERGONÔMICO E DESIGN THINKING
ERGONOMIC INSTRUCTIONAL DESIGN AND DESIGN THINKING
Gruber, Crislaine ; Vergara, Lizandra Garcia Lupi ; Fialho, Francisco Antonio Pereira ;
Artigo Completo:
Este artigo propõe a aplicação do Design Thinking no Design Instrucional a fim de agregar a esta área as potencialidades da ergonomia. Sugere-se a utilização das ferramentas do Design Thinking para desenvolver experiências de aprendizagem que contemplem as necessidades, capacidades e limites dos estudantes.
Artigo Completo:
This article proposes the application of Design Thinking in Instructional Design to add to this area the potentialities of ergonomics. We suggest the use of Design Thinking tools to develop learning experiences that address students' needs, abilities and limits.
Palavras-chave: Ergonomia, Design Thinking, Design Instrucional,
Palavras-chave: Ergonomics, Design Thinking, Instructional Design,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0037
Referências bibliográficas
- [1] BLEICHER, S. Processos flexíveis para a produção de materiais didáticos para a educação a distância: recomendações pautadas na perspectiva interdisciplinar. Florianópolis: UFSC, 2015.
- [2] BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
- [3] BROWN, A. H.; GREEN, T. D. The essentials of instructional design: connecting fundamental principles with process and practice. ed. New York: Routledge, 2016.
- [4] ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. ENAP. Material didático do curso Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE. Brasília: 2015.
- [5] FALZON, P. Natureza, objetivos e conhecimentos da ergonomia: elementos de uma análise cognitiva da prática. In: FALZON, P. (Ed.). Ergonomia. São Paulo: Blucher, 2007.
- [6] GONSALES, P. (Ed.). Design Thinking para educadores. São Paulo: Instituto Educadigital, 2014.
- [7] GUÉRIN, F. et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.
- [8] IBSTPI. International Board of Standards for Training, Performance and Instruction. Instructional design competencies. 2012. Disponível em: http://ibstpi.org/instructional-design-competencies/. Acesso em: 19 mai. 2016.
- [9] IDEO.ORG. Design kit: methods. Disponível em: http://www.designkit.org/methods. Acesso em: 30 mai. 2016.
- [10] IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2005.
- [11] INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO. 9241-210: Ergonomics of human-system interaction -- Part Human-centred design for interactive systems. Geneva: Iso, 2010. 32 p.
- [12] MEC. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, 2010.
- [13] MERRILL, M. D. First principles of instruction.
- [14] ETR&D, [s.l.], v. 50, n. 3, p.43-59, set. 2002.
- [15] MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br. Acesso em: 20 mai. 2016.
- [16] MORRISON, G. R. et al. Designing effective instruction. 6.ed. [S.l.]: Wiley, 2010.
- [17] NORROS, L. Developing human factors/ergonomics as a design discipline. Applied Ergonomics, [s.l.], v. 45, n. 1, p.61-71, jan. 2014.
- [18] SANDARS, J.; LAFFERTY, N. Twelve tips on usability testing to develop effective e-learning in medical education. Medical Teacher, [s.l.], v. 32, n. 12, p.956-960, dez. 2010.
- [19] SILVA, A. R. L. da. Diretrizes de design instrucional para elaboração de material didático em EaD: uma abordagem centrada na construção do conhecimento. Florianópolis: UFSC, 2013.
- [20] SILVA, A. R. L. da; DIANA, J. B. Guia do designer instrucional. Florianópolis: IFSC, 2015.
- [21] SILVA, A. R. L. da; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. Designer instrucional: da formação múltipla a atuação interdisciplinar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO – REGIÃO SUL, 1., 2013, Florianópolis. Anais... . Florianópolis: Siiepe, 2013. p. 1 - 15.
- [22] SMITH, T. J. Designing learning environments to promote student learning: Ergonomics in all but name. Work, [s.l.], v. 44, n. 1, p.39-60, 2013.
- [23] TRACEY, M. W.; HUTCHINSON, A.; GRZEBYK, T. Q. Instructional designers as reflective practitioners: developing professional identity through reflection. ETR&D, [s.l.], v. 62, n. 3, p.315-334, 12 mar. 2014.
- [24] VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Como citar:
Gruber, Crislaine; Vergara, Lizandra Garcia Lupi; Fialho, Francisco Antonio Pereira; "DESIGN INSTRUCIONAL ERGONÔMICO E DESIGN THINKING", p. 344-354 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0037
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações