Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design para a educação: Projeto Uped! História, uma ferramenta de ensino para a disciplina de história no ensino médio da rede pública

Design para a educação: Projeto Uped! História, uma ferramenta de ensino para a disciplina de história no ensino médio da rede pública

Coelho, Maria Alice ; Thormann, Patrícia ;

Artigo completo:

O artigo apresenta alguns aspectos explorados sobre a educação pública no ensino médio, contexto e problemas, conceitos do design para educação, design da informação e design instrucional, e o desenvolvimento do projeto que tem como objetivo de gerar novas ferramentas de que auxiliem no combate ao desinteresse dos alunos dentro da sala de aula. O projeto Uped!, foi desenvolvido através da sustentação em pesquisas de campo, análises de similares e a metodologia de Munari (1981) com apoio de ferramentas de arquitetura da informação, obtendo como resultado materiais impreso e digital para o ensino e aprendizagem, que proporcionem a interação entre alunos e professores e potencializem a capacidade de compreensão dos conteúdos de história do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas.

Artigo completo:

The article presents some aspects explored about public education in high school, context and problems, concepts of design for education, information design and instructional design, and the development of the project that aims to generate new tools that help in the fight against students' lack of interest within the classroom. The Uped! Project was developed through the support of field research, similar analyzes and Munari's methodology (1981) with the support of information architecture tools, resulting in printed and digital materials for teaching and learning that provide the interaction between students and teachers and enhance the ability to understand the contents of history of the first year of high school public schools.

Palavras-chave: design para educação, design gráfico, design da Informação, história, educação,

Palavras-chave: design for education, graphic design, information design, history, education,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0020

Referências bibliográficas
  • [1] Brasil. Ministério da Educação (MEC). (2006). Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Políticas Educacionais. Coordenação Geral de Educação Infantil. Guia Nacional do Livro Didático. Brasília: MEC/SEF/DPE/COED.
  • [2] Costa, M. R., Guimarães, E. S., & Rocha, S. M. O. (2015). Sobre a Infrequência de Alunos no Ensino Médio numa Escola Pública Estadual do Maranhão. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, 1(2), pp. 122-137.
  • [3] Coutinho, S. G., & Lopes, M. T. (2011). Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: Braga, Marcos da Costa. (Org.). O Papel social do design gráfico: história, conceitos atuação profissional. São Paulo: Editora SENAC.
  • [4] Fernandez, Ladreda, R. C. (2004). Infográficos Multimedia: el major ejemplo de notícias hipertextuales. 200 Disponível em:
  • [5] Filatro, A. (2008). Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
  • [6] Filho, J. G. (2003). Ergonomia do objeto. São Paulo: Escrituras, 2003.
  • [7] Governo Do Estado Do Rio Grande Do Sul. (2016). Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Departamento Pedagógico. Reestruturação Curricular Ensino Fundamental e Médio: Documento Orientador. Porto Alegre.
  • [8] Horn, R. E. (1998). Visual Language: Global communication for the 21st Century. Washington: Macro VU, 199
  • [9] INEP–MEC. (2018). Ideb: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: Acesso em: 01. nov.
  • [10] Júnior, J. B. B., Lisboa, E. S., & Coutinho, C. P. (2011). O infográfico e as suas potencialidades educacionais. In: 4º Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais. Sorocaba.
  • [11] Krawczyk, N. (2009). Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. São Paulo: Ação Educativa.
  • [12] Martins, B., & Couto, R. (2008). Design da Informação e a construção de sentido no desenvolvimento de materiais educativos. In: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo.
  • [13] Moreira, J. M. (2011). Ensinar História, Hoje. Revista da Faculdade de Letras do Porto, Porto, 2(3), pp. 33-39.
  • [14] Munari, B. (1981). Das coisas nascem coisas. Lisboa: Edições 70.
  • [15] Nemi, A. L. L. (2009). Ensino de História e Experiências: O tempo vivido. São Paulo: FTD.
  • [16] Nielsen, J. (2018). Ten Usability Heuristics. Disponível em: Acesso em: 05 out. 2018.
  • [17] Qedu. Rio Grande do Sul: Ideb 20 Disponível em: < https://www.qedu.org.br/ estado/121-rio-grande-do-sul/ideb?dependence=2&grade=3&edition=2017> Acesso em: 01. Nov. 2018.
  • [18] Silva, A. S., Cruz, D. A. S., & Passos, V. M. F. R. (2012). DESIGN DE INFORMAÇÃO: Uma Explosão de Possibilidades num Mundo Imagético e Interativo In: II CIDAG – Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, Tomar, pp. 1-5.
Como citar:

Coelho, Maria Alice; Thormann, Patrícia; "Design para a educação: Projeto Uped! História, uma ferramenta de ensino para a disciplina de história no ensino médio da rede pública", p. 2558-2566 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações