Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Quiz: jogo digital baseado em pictogramas para o ensino de História da Arte e do Design

Design Quiz: A digital game based on pictograms for the teaching of Art History and Design

Santos, Lucas de Oliveira ; Cordeiro, Wesley ; Aguiar, Michelle Pereira de ; França, Ana Paula ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta a proposta de jogo baseado em pictogramas, visando reconhecimento e reforço de conteúdos abordados na disciplina de História da Arte e do Design na Universidade Positivo. O referencial teórico consulta elementos conceituais do design aplicando-os aos jogos digitais, a partir de elementos característicos da representação pictórica, design de interação, design instrucional e design de interface. Ferramentas de prototipação para simular e testar a proposta também são investigadas. Para desenvolver os pictogramas que compõem o jogo, selecionam-se 21 artefatos a partir de obras relacionadas à História do Design. Para identificar os elementos da representação gráfica das obras selecionadas e direcionar o andamento do projeto, o presente artigo relata os indicadores projetuais e o desenvolvimento da proposta

Artigo Completo:

This article proposes a game based of pictograms, aimed at recognising and reinforcement of contents covered in the disciplines of Art History and Design at the Universidade Positivo. The theoretical concepts of design elements are applied to digital games from characteristic elements of pictorial representation, interaction design, instructional design and interface design. Prototyping tools to simulate and test the proposal are also investigated. To develop the pictograms that compose the game, there were selected twenty one artefacts from works related to the Design History. To identify the elements of the graphic representation of the selected works and give direction, this paper reports the projective indicators and the development of the proposal.

Palavras-chave: pictogramas, jogos digitais, design, pictograms, digital games, design,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_26

Referências bibliográficas
  • [1] AGUIAR, M. P. 2010. Jogos eletrônicos educativos: instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de Design. Curitiba. 300 f. Dissertação (Mestrado em Design de Sistemas de Informação) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Paraná. Disponível em: Andlt; http://goo.gl/Iclmdl Andgt;. Acesso em 12 mai. 2013.
  • [2] CARDOSO, Rafael. 2008. Uma introdução à história do design. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Blucher.
  • [3] COSTA, L. D. 2008. O que os jogos de entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não têm: princípios para projetos de jogos com fins pedagógico. Rio de Janeiro. 120 f. Dissertação (Mestrado em Artes e Design) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • [4] FILATRO, A. 2008. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
  • [5] FRUTIGER, A. 2007. Sinais e Símbolos: desenho, projeto e significado. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.
  • [6] GARRETT, J. J. 2003. The elements of user experience: User-centred design for the web. New York: AIGA.
  • [7] GOLDSMITH, E. 1984. Research into illustration: an approach and a review. New York: University of Cambridge.
  • [8] GULARTE, D. 2010. Jogos eletrônicos: 50 anos de interação e diversão. Teresópolis: Novas Idéias.
  • [9] HUIZINGA, J. 2007. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva.
  • [10] PRENSKY, M. 2002. The motivations of gameplay, or, the REAL 21st century learning revolution. In: On The Horizon. v. n. 1.
  • [11] ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J. 2013. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.
Como citar:

Santos, Lucas de Oliveira; Cordeiro, Wesley; Aguiar, Michelle Pereira de; França, Ana Paula; "Design Quiz: jogo digital baseado em pictogramas para o ensino de História da Arte e do Design", p. 1600-1605 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações