Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Sensível e transtorno do espectro autista em crianças: espaços de transição em escolas de São Luís- MA

Sensitive design and autismo spectrum disorder in children: trasition spaces in schools in São Luís - MA

Lemos, Mayara ; Maia, Ivana ; Furtado, Cássia ; Silva, Inez ;

Resumo:

"A inserção de crianças com TEA em escolas regulares, é importante para o aprendizado e para a sociabilização dos indivíduos neuroatípicos com o diferente. Por isso, as escolas devem estar aptas a receber qualquer tipo de criança com limitações na acessibilidade física ou relacional. É fundamental que o ambiente escolar, no aspecto físico, proporcione a regulação emocional, favorecendo o aprendizado. Convém frisar que o design se volta ao atendimento de necessidades dos seres humanos, mas há o desafio considerável quando se trata de crianças que não são independentes para determinadas atividades. O estudo proposto tem como objetivo geral: analisa . Almeja-se trazer para destaque o universo do Autismo e aproximá-lo do campo do design, mais especificamente para o Design Inclusivo e a partir dos requisitos de Mostafa (2015). A referida autora, elaborou um quadro de índices denominados “ASPECTS”, a mesma define os espaços de transição como espaços de recalibração dos sentidos entre o meio externo e a escola, mais precisamente a sala de aula. "

Resumo:

The insertion of children with ASD in regular schools is important for learning and for the socialization of neuroatypical individuals with differences. Therefore, schools must be able to receive any type of child with limitations in physical or relational accessibility.Is fundamental that the school environment, in the physical aspect, provides emotional regulation, favoring learning. It is worth pointing out that design is aimed at meeting the needs of human beings, but there is a considerable challenge when it comes to children who are not independent for certain activities. The proposed study has as a general objective: analyze the transition spaces of regular schools, taking into account the care of autistic children and under the optics of design. It aims to bring to highlight the universe of Autism and bring it closer to the field of design, more specifically to the Inclusive Design and from the requirements of Mostafa (2015). The referred author has elaborated a table of indexes called "ASPECTS", and the spaces of transition were defined for study, which she defines as spaces of recalibration of the senses between the external environment and the school, more precisely the classroom. The study results can promote practical applications, with multiple case studies. It seeks to raise the necessary information of the environments, with a focus on inclusive Design, and after all the methodological phases, report how the school environments of São Luís are adapted or are adapted, in relation to inclusive Design, to students with ASD.

Palavras-chave: autismo; Design Inclusivo; escolas; ambiente construído,

Palavras-chave: autism;inclusivedesign;schools;builtenvironment,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-95

Referências bibliográficas
  • [1] "CASTRO, M. R.; FERREIRA, K. P. M. Ambientes físicos inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, p. 15-19, 2022. https://doi.org/10.5902/1984686X68331
  • [2] CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2018.
  • [3] GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. [Org]. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
  • [4] GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2002
  • [5] GRANDIN, T.; PANEK, R. O cérebro autista: Pensando através do espectro. Rio de Janeiro: Record, 201
  • [6] GRAY, D. Pesquisa no mundo real. Tradução: Roberto Catalão Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.
  • [7] IIDA, I.; GUIMARÃES, L. B. M. Ergonomia: projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2016.
  • [8] LAKATOS, E. V.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  • [9] MORAES, A.; MONT’ALVÃO, C. Ergonomia: conceitos e aplicações. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 200
  • [10] MOSTAFA, M. The Autism ASPECTSS Design Index. 2015. Disponível em: https://www.autism.archi/aspectss. Acesso em: 07 jan. 2023.
  • [11] RODRIGUES, J. M. C.; SPENCER, E. A criança autista: um estudo psicopedagógico. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2015
  • [12] SILVA, J. C. M. et al. Arquitetura escolar sensível ao processamento sensorial dos autistas: estudo do conforto visual por meio da APO da EM Luiza Terra de Andrade–RJ. IMPACT projects, v. 1, n. 1, p. 105- 122, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/impactprojects/article/view/1938/895. Acesso em: 23. jan. 2023.
  • [13] SILVA, M.; MULICK, J. A. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 1, p. 116-131, 2009. Disponível:
  • [14] https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000100010. "
Como citar:

Lemos, Mayara; Maia, Ivana; Furtado, Cássia; Silva, Inez; "Design Sensível e transtorno do espectro autista em crianças: espaços de transição em escolas de São Luís- MA", p. 1425-1428 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-95

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações