Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
Design Social: Definição constituída no complexo social
-
ALMEIDA, Marcelo Vianna Lacerda de ;
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do que o campo do design definecomo design social. A partir da observação de que o problema deste termo se localiza noentendimento do que é o complexo social pelos designers, propomos uma discussão à luz deautores de teoria crítica, no intuito de esclarecer não somente o que se efetiva como design social,mas indicar que o funcionamento peculiar de um campo de produção simbólica, tal como o dodesign, atravessa esta importante questão. Janet Wolff e Pierre Bourdieu são esses autores deteoria crítica que, diferentemente de aceitar a atividade de concepção como produção de umsujeito fundamento da ação, nos mostram a necessidade de proceder a uma espécie dedesmontagem do mecanismo que obscurece a realidade coletiva da produção projetual do campodo design.
Resumo:
-
Palavras-chave: design social; complexo social; produção simbólica,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Estudos em Design
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
ALMEIDA, Marcelo Vianna Lacerda de; "Design Social: Definição constituída no complexo social", p. 6027 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Estudos em Design
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações