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DESIGN SONORO NO RPG DE MESA: UMA ESTRATÉGIA PARA IMERSÃO

Ribas, Nícolas de Oliveira ; Teixeira, Narle Silva ;

Artigo Completo:

Aquela música preferida, a voz de alguém que se ama, o som de relâmpagos em uma tempestade ou de um tiro de revólver. Esses são alguns dos inúmeros exemplos de sons que podem despertar memórias e emoções no corpo. Considerando esse contexto, o artigo apresenta o processo e o resultado da investigação da utilização do som no RPG de mesa para uma experiência de jogo mais imersiva. Para atingir o objetivo, seguiu-se um processo sistemático anteriormente planejado e uma pesquisa realizada com um grupo de jogadores assíduos. As Teorias do campo do Design Sonoro e do Game Design fundamentaram a pesquisa e os resultados apontaram para uma maior imersão, trazendo uma melhoria considerável para o jogo.

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Palavras-chave: RPG; Imersão; Design Sonoro; Game Design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0301

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Como citar:

Ribas, Nícolas de Oliveira; Teixeira, Narle Silva; "DESIGN SONORO NO RPG DE MESA: UMA ESTRATÉGIA PARA IMERSÃO", p. 3499-3509 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0301

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