Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
Design Thinking e Educação: cooperar para aprender
Design Thinking e Educação: cooperar para aprender
Jaeger, Caroline de Andrade ; Locatelli, Ederson Luiz ;
Resumo:
Este trabalho visa abordar uma proposta metodológica pautada na conexão entre o Design e a Educação, para possibilitar práticas criativas e colaborativas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. Para isso, será apresentada a metodologia do Design Thinking (Brown, 2010). Este trabalho tem como objetivo principal compreender como esta metodologia pode contribuir para a aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários e do desenvolvimento de um workshop com alunos de uma turma de quinto ano de uma escola estadual do município de Taquara. Com isso, a pesquisa pôde identificar a efetividade dessa abordagem no campo da Educação, a qual contribui de forma significativa para o desenvolvimento da criatividade, estimulando a cooperação em práticas coletivas e construindo, a partir das habilidades propostas, a aprendizagem dos alunos.
Resumo:
Este trabalho visa abordar uma proposta metodológica pautada na conexão entre o Design e a Educação, para possibilitar práticas criativas e colaborativas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. Para isso, será apresentada a metodologia do Design Thinking (Brown, 2010). Este trabalho tem como objetivo principal compreender como esta metodologia pode contribuir para a aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários e do desenvolvimento de um workshop com alunos de uma turma de quinto ano de uma escola estadual do município de Taquara. Com isso, a pesquisa pôde identificar a efetividade dessa abordagem no campo da Educação, a qual contribui de forma significativa para o desenvolvimento da criatividade, estimulando a cooperação em práticas coletivas e construindo, a partir das habilidades propostas, a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: design; educação; aprendizagem,
Palavras-chave: design; educação; aprendizagem,
DOI: 10.5151/ped2018-2.2_AIC_01
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Jaeger, Caroline de Andrade; Locatelli, Ederson Luiz; "Design Thinking e Educação: cooperar para aprender", p. 6083 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-2.2_AIC_01
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações