Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Dilemas éticos no cuidado de crianças e famílias em UTI pediátrica durante a pandemia de COVID-19

Dilemas éticos no cuidado de crianças e famílias em UTI pediátrica durante a pandemia de COVID-19

Silva, Lucas Thiago Pereira da ; Santos, Maiara Rodrigues dos ; Carvalho, Giovana Ruiz de ; Rodrigues, Ana Carolina Siqueira ; Silva, Andressa Santana da ; Saraiva, Cibele Valva ; Szylit, Regina ;

Pôster:

Justificativa

Os enfermeiros experienciaram dilemas éticos ao cuidar de crianças gravemente doentes e suas famílias durante a pandemia (NOHAMA, 2021). Contribuíram para o surgimento de tais dilemas, a necessidade da adaptação a nova rotina hospitalar e integração de múltiplos papéis da equipe interdisciplinar (JACKSON, 2022).

 

Objetivo(s)

Conhecer os dilemas éticos enfrentados por enfermeiros em terapia intensiva pediátrica no contexto da pandemia de COVID-19.


Método(s)

Estudo qualitativo, com entrevistas em profundidade com 7 enfermeiras de UTI pediátrica de São Paulo. CAAE No47077721.1.0000.5392/Parecer No4.937.891.Os dados foram analisados mediante a análise temática (STRAUSS, 2008).

 

Resultado(s)

Os dados foram organizados em três categorias: Dilemas éticos no cuidado da criança grave, que esclarece os dilemas ocorridos durante a assistência das crianças gravemente doentes e sua relação com medidas de enfrentamento da pandemia. Nova dinâmica da família no hospital, que retrata os dilemas relacionados a reorganização da presença da família no hospital durante a pandemia. Caminhos para a resiliência moral, que representa a resposta dos enfermeiros no desempenho de habilidades cognitivas e emocionais acessadas para lidar com questões de natureza ética durante o cuidado.

 

Conclusão(ões)

Os dilemas éticos estão relacionados a tomada de decisão, a presença da família e as condutas interdisciplinares no cuidado durante a pandemia. Eles envolvem o reconhecimento e enfrentamento de questões moralmente conflituosas, demandando a aquisição de repertório emocional e habilidades sociocognitivas do enfermeiro no entendimento do seu papel na equipe interdisciplinar. Este estudo auxiliou na compreensão dos dilemas éticos enfrentados por enfermeiros na pandemia e proporciona evidências sobre o desenvolvimento da resiliência moral.

Pôster:

Justificativa

Os enfermeiros experienciaram dilemas éticos ao cuidar de crianças gravemente doentes e suas famílias durante a pandemia (NOHAMA, 2021). Contribuíram para o surgimento de tais dilemas, a necessidade da adaptação a nova rotina hospitalar e integração de múltiplos papéis da equipe interdisciplinar (JACKSON, 2022).

 

Objetivo(s)

Conhecer os dilemas éticos enfrentados por enfermeiros em terapia intensiva pediátrica no contexto da pandemia de COVID-19.


Método(s)

Estudo qualitativo, com entrevistas em profundidade com 7 enfermeiras de UTI pediátrica de São Paulo. CAAE No47077721.1.0000.5392/Parecer No4.937.891.Os dados foram analisados mediante a análise temática (STRAUSS, 2008).

 

Resultado(s)

Os dados foram organizados em três categorias: Dilemas éticos no cuidado da criança grave, que esclarece os dilemas ocorridos durante a assistência das crianças gravemente doentes e sua relação com medidas de enfrentamento da pandemia. Nova dinâmica da família no hospital, que retrata os dilemas relacionados a reorganização da presença da família no hospital durante a pandemia. Caminhos para a resiliência moral, que representa a resposta dos enfermeiros no desempenho de habilidades cognitivas e emocionais acessadas para lidar com questões de natureza ética durante o cuidado.

 

Conclusão(ões)

Os dilemas éticos estão relacionados a tomada de decisão, a presença da família e as condutas interdisciplinares no cuidado durante a pandemia. Eles envolvem o reconhecimento e enfrentamento de questões moralmente conflituosas, demandando a aquisição de repertório emocional e habilidades sociocognitivas do enfermeiro no entendimento do seu papel na equipe interdisciplinar. Este estudo auxiliou na compreensão dos dilemas éticos enfrentados por enfermeiros na pandemia e proporciona evidências sobre o desenvolvimento da resiliência moral.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1361

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Silva, Lucas Thiago Pereira da; Santos, Maiara Rodrigues dos; Carvalho, Giovana Ruiz de; Rodrigues, Ana Carolina Siqueira; Silva, Andressa Santana da; Saraiva, Cibele Valva; Szylit, Regina; "Dilemas éticos no cuidado de crianças e famílias em UTI pediátrica durante a pandemia de COVID-19", p. 105-106 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1361

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações