Dezembro 2019 vol. 6 num. 6 - 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador
Artigo - Open Access.
Diretrizes para Características Didáticas de Manuais e Vídeo Tutoriais de Jogos Analógicos
Guidelines for Didactic Characteristics of Tabletop Games' Manuals and Video Tutorials
LÉSTE, João ; Mont'Alvão, Claudia ;
Artigo:
O presente artigo visa analisar as características necessárias de manuais de jogos analógicos, de acordo com as determinações do Código de Defesa do Consumidor, além de comparar, sob a ótica da ergonomia informacional, as características dos manuais impressos – presentes em todos os jogos analógicos – e dos vídeo tutoriais relativos aos mesmos jogos. Para tanto, três jogos serão investigados: Coup, sobre o qual existem diversos vídeo tutoriais não oficiais; Santorini, que possuium canal oficial no YouTube, majoritariamente dedicado a explicar o jogo através de vários vídeos curtos; e Nemesis, cuja empresa produtora realizou uma parceria com um canal preexistente no YouTube para produzir um vídeo tutorial extenso e oficial. Todas as comparações foram feitas usando tabelas que detalham as características de cada meio de explicação e comentários subsequentes.
Artigo:
This article intends to analyze which characteristics tabletop games' manuals ought to have in order tocomply with Brazilian's Consumer Protection Codes, while comparing, from an informationalergonomics perspective, these same manuals – that need to be present in every sold game – withvideo tutorials about the same games. To do such, three games will be analyzed: Coup, about whichthere are many of unofficial game tutorials; Santorini, whose production company has an officialYouTube channel, mostly dedicated to explaining the game with many short videos; and Nemesis,whose company partnered with an previously existing YouTube channel in order to produce anextensive official video-tutorial. All comparisons will be made via spreadsheets detailing thecharacteristics of each medium of explanation and further commentary about them.
Palavras-chave: Manuais de Jogos, Vídeo Tutoriais, Jogos Analógicos, Ergonomia Informacional, PROCON,
Palavras-chave: Game manuals, Video-Tutorials, Tabletop Games, Informational Ergonomics, PROCON,
DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.23
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
LÉSTE, João; Mont'Alvão, Claudia; "Diretrizes para Características Didáticas de Manuais e Vídeo Tutoriais de Jogos Analógicos", p. 316-333 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ergodesign2019-2.23
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações