Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE LIVROS INFANTIS MULTIFORMATO ACESSÍVEIS

Guidelines for the development of accessible multi-format children's book

CARDOSO, Eduardo ; MARTINS, Daianne Serafim ; KAPLAN, Lúcia ;

Artigo:

Esta pesquisa consiste em estudar técnicas e formatos de publicações de literatura infantil multiformato que visem promover a inclusão de crianças com deficiência e/ou com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada a análise de uma seleção de livros infantis multiformato acessíveis disponíveis no mercado para a proposição de diretrizes no desenvolvimento de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, libras e legendas, escrita simples e com sinais.

Artigo:

This research consists of studying techniques and formats of publications for multiformat children's literature that aim to promote the inclusion of children with disabilities and / or language and communication developmental disorders. Based on the theoretical and methodological basis, it was carried out the analysis of a selection of accessible multi-format children's books available in the market to propose guidelines for the development of different formats and versions, such as: printed in ink, enlarged font, Braille, audiobook with audiodescription, audio-visual with audio description, sign language with subtitles and simplified writing with signs.

Palavras-chave: design; acessibilidade; publicação multiformato; literatura infantil,

Palavras-chave: design; accessibility; multiformat publication; children literature,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_26

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

CARDOSO, Eduardo; MARTINS, Daianne Serafim; KAPLAN, Lúcia; "DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE LIVROS INFANTIS MULTIFORMATO ACESSÍVEIS", p. 3914-3929 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações