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Discussing UX, Human Factors/Ergonomics and Design for autonomous intelligent educational systems

Discussing UX, Human Factors/Ergonomics and Design for autonomous intelligent educational systems

BOECHAT, Cid ; QUARESMA, Manuela ; MONT'ALVÃO, Claudia Renata ;

Artigo:

Em muitos campos, cada vez mais se pesquisa e usa soluções autônomas baseadas em coleta de dados e Inteligência Artificial (IA). Apesar de benefícios de tempo, custo e escala que trazem, quais suas possíveis implicações num campo complexo como o da Educação? A chamada Edtech, através de tecnologias como os Sistemas de Tutoria Inteligente a Plataformas Adaptativas, evolui para se tornar capaz de registrar, avaliar e prever o comportamento cognitivo e emocional dos alunos e, com isso, fornecer respostas e trilhas de aprendizagem personalizadas com pouca ou nenhuma participação humana. Muitos autores problematizam esse cenário, apontando dúvidas e incongruências em, por exemplo, se tratar o processo subjetivo de formação do ser humano de uma forma essencialmente matemática, objetiva. Levando em conta a importância fundamental da Educação na construção social, este artigo propõe uma discussão (auto) crítica: numa visão centrada no ser humano, quais as implicações para profissionais de UX, Ergonomia e Design ao projetar e avaliar esses sistemas e soluções? Sendo a Educação tão complexa e delicada, os debates em andamento nesses três campos sobre o cenário da IA são suficientes? Ou precisamos repensá-los especificamente para uma aprendizagem autônoma e preditiva?

Artigo:

Em muitos campos, cada vez mais se pesquisa e usa soluções autônomas baseadas em coleta de dados e Inteligência Artificial (IA). Apesar de benefícios de tempo, custo e escala que trazem, quais suas possíveis implicações num campo complexo como o da Educação? A chamada Edtech, através de tecnologias como os Sistemas de Tutoria Inteligente a Plataformas Adaptativas, evolui para se tornar capaz de registrar, avaliar e prever o comportamento cognitivo e emocional dos alunos e, com isso, fornecer respostas e trilhas de aprendizagem personalizadas com pouca ou nenhuma participação humana. Muitos autores problematizam esse cenário, apontando dúvidas e incongruências em, por exemplo, se tratar o processo subjetivo de formação do ser humano de uma forma essencialmente matemática, objetiva. Levando em conta a importância fundamental da Educação na construção social, este artigo propõe uma discussão (auto) crítica: numa visão centrada no ser humano, quais as implicações para profissionais de UX, Ergonomia e Design ao projetar e avaliar esses sistemas e soluções? Sendo a Educação tão complexa e delicada, os debates em andamento nesses três campos sobre o cenário da IA são suficientes? Ou precisamos repensá-los especificamente para uma aprendizagem autônoma e preditiva?

Palavras-chave: Edtech; Inteligência Artificial; Ergodesign; Educação; UX,

Palavras-chave: Edtech; Inteligência Artificial; Ergodesign; Educação; UX,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-57

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BOECHAT, Cid; QUARESMA, Manuela; MONT'ALVÃO, Claudia Renata; "Discussing UX, Human Factors/Ergonomics and Design for autonomous intelligent educational systems", p. 895-910 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-57

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