Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
DO DIAGNÓSTICO À MATERIALIZAÇÃO: O DESIGN COMO FATOR ESTRATÉGICO, GERANDO COMPETITIVIDADE E DIFERENCIAÇÃO ÀS EMPRESAS
Aguiar, Marina Cuneo ; Merino, Eugenio Andrés Díaz ; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz ; Plentz, Bruna Pasquali ; Piazza, Giovanni Luigi ;
Artigo:
O design em uma organização traz diferenciação perante seus concorrentes, sendo um fator de identificação e valorização para o público- alvo. Este artigo visa verificar o impacto do processo de design como fator estratégico, gerando competitividade e diferenciação às empresas. Busca- se também levantar seus conceitos e ferramentas para seu desenvolvimento por meio de revisão bibliográfica, além da aplicação prática da gestão de design em uma situação real. No que diz respeito à metodologia, utilizou-se o GODP - Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Produtos, a ferramenta PDCA e o modelo de avaliação organizacional CDS. A aplicação do modelo CDS evidenciou os pontos fortes e de melhoria da organização em relação aos indicadores de inovação, mercado, preço, comunicação, qualidade do serviço, infraestrutura e sustentabilidade ambiental, social e econômica. A ferramenta PDCA possibilitou a organização e o gerenciamento do projeto no que diz respeito ao planejamento e operacionalização das ações do plano estratégico. Dentre as ações operacionais foram desenvolvidas a identidade visual, materiais de papelaria, bonés e camisetas da escola de esportes.
Artigo:
The Design in an organization brings differentiation to its competitors, becoming a factor of identification and appreciation for the costumers. This article aims to verify the impact of the design as a strategic factor, bringing competitiveness and differentiation to companies. concepts and tools are also addressed with literature review, besides the practical application of design management in a real situation. About methodology, it was used GODP - Guide for Developing Products, the PDCA tool and organizational assessment model CDS. The CDS application revealed the strengths and improvement points of the organization in relation to indicators of innovation, market, price, communication, quality of service, infrastructure and environmental, social and economic sustainability. PDCA allowed the project organization and its management with regard to planning and implementing the strategic plan of actions. About operational actions were developed the branding, graphic materials, caps and t-shirts sports school materials. For its preparation, was realized a literature review and a practical application of design management in a real situation. The procedures were based on the Guidance for Product Development, the tool PDCA and the model of organizational assessment CDS.
Palavras-chave: design, gestão de design, competitividade, diferenciação, sustentabilidade., design, design management, competitiveness, differentiation, sustainability.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-01356
Referências bibliográficas
- [1] AIGA - American Institute of Graphic Arts. Design creates value for business strategy. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.aiga.org/landing.aspx?pageid=10590Andamp;id=49Andgt;. Acesso em: 11 abr. 2014.
- [2] ANDRADE, R; AMBONI, N. Teoria Geral da Administração: das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo: M.books, 2007.
- [3] BEST, K. Design management: managing design strategy, process and implementation. Switzerland: Ava, 2006.
- [4] CARBELLIDO, N; MANUEL, V. Que és La qualidad? Conceptos, gurus y modelos fundamentale. México: Limusa, 2005.
- [5] DESIGN COUNCIL. What design is and why it matters. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.designcouncil.org.uk/about-design/Managing-DesignAndgt;. Acesso em: 10 abr. 2014.
- [6] DMI. Design Management Institute. What is design management? Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.dmi.org/dmi/html/aboutdmi/design_management.htmAndgt;. Acesso em: 10 abr. 2014.
- [7] FERREIRA, A. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2004. FERREL, O., HARTILINE, M.. Estratégia de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000.
- [8] GILLESPIE, B. Strategic Design Management and the Role of Consulting. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.designingbusiness.com/BrianG_SDM_Rese archReport.pdfAndgt;. Acesso em: 12 abr. 2014
- [9] GIMENO, J. La gestión del diseño en la empresa. Madrid: McGraw_Hill, 2000.
- [10] KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
- [11] MARTINS, R., MERINO, E.. A Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: Eduel/RioBooks, 20
- [12] MERINO, E. Gestão de design: inovação e integração. Revista ABCDesign, 2002.
- [13] MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. A contribuição da gestão de design em grupos produtivos de pequeno porte no setor da maricultura: o caso AMPROSUL. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós- Graduação em Design e Expressão Gráfica.
- [14] MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Metodologia para a prática projetual do Design com ênfase no Design Universal. 2013. 130 f. Qualificação Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção.
- [15] MOZOTA, B. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
- [16] PINHEIRO ESPORTES. Disponível na internet por http em: Andlt;http://pilatespinheiro.blogspot.com.br/Andgt;. Acesso em: 11 abr. 2014.
- [17] SOUZA, S. Metodologia para desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade em empresas construtoras de pequeno e médio porte. PhD. Escola Politécnica. Universidade de São Paulo, 1997.
- [18] TEIXEIRA, J. Identificação e Proteção: O Design Valorizando Grupos Produtivos de Pequeno Porte. Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
- [19] WOLF, Brigitte. O design management como fator de sucesso comercial. Florianópolis/SC: IEL – Abipti – Programa Catarinense de Design, 1998.
Como citar:
Aguiar, Marina Cuneo; Merino, Eugenio Andrés Díaz; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Plentz, Bruna Pasquali; Piazza, Giovanni Luigi; "DO DIAGNÓSTICO À MATERIALIZAÇÃO: O DESIGN COMO FATOR ESTRATÉGICO, GERANDO COMPETITIVIDADE E DIFERENCIAÇÃO ÀS EMPRESAS", p. 3021-3032 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-01356
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações