Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Do individualismo à coletividade: o designemocional na hipermodernidade

From individualism to collectivity: emotional design in hypermodernity

Almeida, Rangel Benedito Sales de ; Almeida, Marcelina das Graças de ;

Artigo completo:

A hipermodernidade trouxe consigo a velocidade das transformações sociais e tecnológicas. Por outrolado, nota-se também o crescimento do individualismo, num contexto social em que cada indivíduobusca atender apenas suas necessidades, num diversificado self-service. Em contraposição, cresce autilização do design emocional para resolver cada vez mais as necessidades da sociedade, atendendoo máximo de indivíduos possível. O objetivo deste artigo é discutir a utilização do design emocional nasociedade hipermoderna. Os arcabouços teóricos que nortearão esta discussão perpassarão pelasreflexões sobre a hipermodernidade, pelo design emocional e pela inovação mediada pelo design.Infere-se que a partir desta discussões, os projetos dos equipamentos culturais sejam concebidos comum olhar mais humanizado e plural.

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Hypermodernity brought with it the speed of social and technological changes. On theother hand, there is also the growth of individualism, in a social context in which each individual seeksto meet only their needs, in a diversified self-service. In contrast, the use of Emotional Design growsto increasingly solve the needs of society, serving as many individuals as possible. The purpose of thisarticle is to discuss the use of Emotional Design in hypermodern society. The theoretical frameworksthat will guide this discussion will run through reflections on Hypermodernity, Emotional Design andInnovation mediated by Design. It is inferred that from these discussions, cultural equipment projectsare conceived with a more humanized and plural look.Keywords: Emotional Design; hypermodernity; individuali

Palavras-chave: Design Emocional; hipermodernidade; individualismo; sociedade,

Palavras-chave: Emotional Design; hypermodernity; individualism; society,

DOI: 10.5151/cid2020-60

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Como citar:

Almeida, Rangel Benedito Sales de; Almeida, Marcelina das Graças de; "Do individualismo à coletividade: o designemocional na hipermodernidade", p. 776-790 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-60

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