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Do Papel à Impressão: O Impacto Gráfico de Millôr Fernandes na Imprensa Alternativa

From Paper to Print: The Graphic Impact of Millôr Fernandes on the Alternative Press

CASTELLO BRANCO, Felipe ; COSTA, Eduardo Augusto ;

Artigo:

Millôr Fernandes, conhecido por sua emblemá ca atuação como escritor, jornalista, desenhista, humorista, dramaturgo e poeta, desempenhou um papel central na defesa da liberdade de imprensa no Brasil, explorando por vezes em suas produções os limites entre as artes visuais e o design gráfico. O obje vo central da pesquisa é inves gar a contribuição gráfica de Millôr no contexto de produção da imprensa alterna va brasileira durante a ditadura militar, com foco na revista Pif-Paf, desenvolvida a par r de uma coluna de mesmo nome assinada por ele na revista O Cruzeiro. Busca-se compreender como a obra gráfica do escritor influenciou a produção editorial alterna va que se desenvolveu no país após o surgimento da Pif-Paf, bem como a u lização de uma inteligência gráfica essencial no design, por meio da ar culação consciente entre materiais e composições adequadas ao suporte das publicações em que seriam veiculadas. Para tanto, a pesquisa envolverá: a) a cons tuição da biografia de Millôr, com foco na sua formação técnica, referências visuais e destaque de algumas obras ao longo de sua carreira no campo das artes gráficas; b) a análise da sua produção visual na coluna Pif-Paf, e como essa produção deu forma às bases visuais e gráficas do que se tornaria a revista Pif-Paf; c) a contextualização do período histórico em que se insere a criação da Pif-Paf, bem como as condições de sua concepção; d) análises das ilustrações, letreiramentos (ou le erings) e composições gráficas de autoria de Millôr nos oito volumes da revista; e) o levantamento de técnicas, materiais e suportes u lizados nesses processos; f) a comparação das composições originais com as impressões finais na revista, buscando entender se houve perdas visuais significa vas no processo layout-impressão; e g) uma reflexão sobre o legado gráfico deixado pelas composições de Millôr na Pif-Paf, bem como sua influência nas outras produções alterna vas surgidas no período da ditadura. O desenvolvimento dos tópicos planejados se apoiará em especial no conceito de memória gráfica explorado por Farias e Braga (2018); nos princípios de sistema zação para análise da linguagem gráfica propostos por Villas-Boas (2009); na contextualização e categorização pográfica apontadas por Silva e Farias (2005) e Farias (2016); na análise do acervo e dos dados reunidos por Loredano, Kovensky e Pires pelo Ins tuto Moreira Salles no livro Millôr: Obra Gráfica (2016), bem como das obras originais con das no acervo sico do ins tuto; e na análise dos oito volumes da revista Pif-Paf, através da coleção fac-similar Pif Paf Quarenta Anos Depois, organizada por Caruso (2005), bem como a possível análise dos volumes originais em acervos par culares. A par r dos pontos analisados e discu dos, torna-se possível concluir como a atuação de Millôr no campo gráfico analisado é comparável à atuação de um designer gráfico, bem como o papel essencial dos conhecimentos técnicos no processo de impressão e reprodução para o resultado final desejado nos projetos gráficos. Também pode-se ter uma dimensão mais detalhada do impacto da produção do escritor no imaginário visual brasileiro e seu papel crí co no movimento de contracultura e resistência ao regime militar.

Artigo:

Millôr Fernandes, known for his emblema c role as a writer, journalist, illustrator, humorist, playwright and poet, played a central role in defending press freedom in Brazil, exploring the boundaries between visual arts and graphic design in his works. The aim of this research is to inves gate Millôr's graphic contribu ons within the context of Brazilian alterna ve press during the military dictatorship, focusing on the Pif-Paf magazine, which evolved from a column of the same name by him in the O Cruzeiro magazine. The research seeks to understand how the writer's graphic work influenced the alterna ve editorial produc on that developed in the country following the development of Pif-Paf, as well as the use of essen al graphic intelligence in design through the ar cula on of materials and composi ons suited to the medium of each publica on. To achieve this, the research will involve: a) the construc on of Millôr's biography, focusing on his technical training, visual references, and highlights of works throughout his career in the field of graphic arts; b) an analysis of his visual produc on in the Pif-Paf column and how it shaped the visual and graphic founda ons of what would become the Pif-Paf magazine; c) the contextualiza on of the historical period in which Pif-Paf was created, as well as the condi ons of its concep on; d) analyses of the illustra ons, le ering, and graphic composi ons done by Millôr in the eight volumes of the magazine; e) a survey of techniques, materials, and mediums used in these processes; f) a comparison of the original composi ons with the final prints, aiming to understand if there were significant visual losses in the layout-prin ng process; and g) a reflec on on the graphic legacy le by Millôr's composi ons in Pif-Paf, as well as their influence on other alterna ve produc ons that emerged during the dictatorship. The development of the planned topics will par cularly rely on the concept of graphic memory explored by Farias and Braga (2018); the principles of systema za on for analyzing graphic language proposed by Villas-Boas (2009); the typographic contextualiza on and categoriza on pointed out by Silva and Farias (2005) and Farias (2016); the analysis of the collec on and data compiled by Loredano, Kovensky, and Pires at the Ins tuto Moreira Salles in the book Millôr: Obra Gráfica (2016), as well as the original works contained in the ins tute's physical collec on; and the analysis of the eight volumes of the Pif-Paf magazine through the facsimile collec on Pif-Paf Quarenta Anos Depois, organized by Caruso (2005), as well as the possible analysis of original volumes in private collec ons. Based on the analysis and discussed points, it will be possible to conclude how Millôr's graphic work in the analyzed field is comparable to that of a graphic designer, as well as the essen al role of technical knowledge in the prin ng and reproduc on process for achieving desired final results in projects. Addi onally, it will provide a more detailed understanding of the impact of the writer's produc on on the Brazilian visual landscape and its cri cal role in the counterculture movement and resistance to the military regime.

Palavras-chave: Millôr Fernandes, design gráfico, imprensa alternativa, ditadura militar, Pif-Paf,

Palavras-chave: Millôr Fernandes, graphic design, alternative press, military dictatorship, Pif-Paf,

DOI: 10.5151/8spdesign-010

Referências bibliográficas
  • [1] "BRAGA, Marcos; FARIAS, Priscila. Dez ensaios sobre memória gráfica. São Paulo: Blucher, 2018. 256p.
  • [2] CARUSO, Eliana. (org.). Pif Paf Quarenta Anos Depois. Rio de Janeiro: Argumento, 2005.
  • [3] FARIAS, Priscila. Estudos Sobre Tipografia. Tese de Livre-docência – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. 216 p.
  • [4] LOREDANO, Cássio et al (org.). Millôr: Obra Gráfica. São Paulo: IMS, 2016. 288 p.
  • [5] VILLAS-BOAS, André. Sobre Análise gráfica, ou algumas estratégias didáticas para a difusão de um design crítico. In: Arcos Design. Rio de Janeiro, n.5, dezembro de 2009."
Como citar:

CASTELLO BRANCO, Felipe; COSTA, Eduardo Augusto; "Do Papel à Impressão: O Impacto Gráfico de Millôr Fernandes na Imprensa Alternativa", p. 33-37 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-010

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