Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Do sótão para a sala de estar: Móvel Moderno Brasileiro no século XXI

From the Attic to the Living Room: Modern Brazilian Furniture in the 21st Century

MACHADO, Fernanda Tozzo ; SANTOS, Maria Cecília Loschiavo ;

Article:

A presente tese tem como objetivo investigar o fenômeno da ressignificação do Móvel Moderno Brasileiro no século XXI, sob o ponto de vista dos objetos artísticos, do mercado e da autenticidade. Este estudo qualitativo, de natureza exploratória, tem base em duas análises: a observacional e a fenomenológica. Parte-se dos estudos das sociologias da cultura, do consumo e do mercado, em que é realizada vasta revisão bibliográfica; e da semiologia do design, na revisão iconográfica do mobiliário brasileiro e internacional. As fontes de dados compõem-se por publicações diversas, tais como livros, catálogos, artigos e resenhas; bem como de entrevistas semiestruturadas em profundidade. A pesquisa tem início com a demanda pelo reconhecimento desses móveis como representativos do design brasileiro no início do século XX, com os primeiros estudos acadêmicos e exposições. Em seguida, analisam-se o estatuto do objeto moderno, a afetividade nas relações entre sociedade e artefatos, bem como as múltiplas formas de atribuição de significados, os quais podem se agregar aos objetos; e, ainda, as diferentes interpretações que os indivíduos fazem desses objetos. Nesse sentido, é examinado como certos grupos sociais se apropriam desses objetos revalorizados para servirem de símbolos de status social. Desse modo, observa-se a crescente procura pelos Móveis Modernos Brasileiros no mercado secundário – entendido como local de revendas –, a fim de serem comercializados como consumo ostentatório para abastados colecionadores, que compõem seus ambientes de colecionismo particular junto a obras de arte. Assim, de acordo com a sociologia pragmática francesa, o consumo conspícuo desses móveis – os quais foram ressignificados pelas suas condições de sofisticação, reconhecimento do designer, grande procura no mercado e pelos seus altos preços – os enquadra na nova economia do enriquecimento. Por essa razão, essas mobílias são consideradas como bens de capital, proporcionam liquidez em curto, médio e longo prazo, e assim são armazenadas para serem comercializadas como objetos de investimento. Logo, em virtude da demanda muito superior do que a oferta, este estudo constata a atuação dos falsificadores, o que cria ambiente de dúvidas quanto à originalidade dos móveis produzidos entre a década de 1940 e os anos finais de 1960. A partir de então, verifica-se que o colecionismo condiciona o certificado de autenticidade ao móvel, o que vem causando dificuldades para quem comercializa; pois, como se pode garantir autenticidade a esses objetos utilizados pelas suas funções práticas? Como diferenciar o original da falsificação? Para tanto, busca-se na teoria e na prática a compreensão das dinâmicas desse restrito mercado, pautada nos entendimentos sobre as várias faces da autenticidade. Portanto, o que aqui se intenciona é contribuir para com as pesquisas e auxiliar contemporaneamente nas exposições e coleções de produções de designers brasileiros.

Article:

The present thesis aims to investigate the phenomenon of the Brazilian Modern Furniture resignification in the 21st century from the viewpoint of art objects, markets, and authenticity. As a qualitative study of exploratory research, it is based on two analytical approaches: observational and phenomenological. The research proceeds based on studies on the sociologies of culture, consumption, and the market – in which a vast bibliographic review is developed – as well as on the semiology of design which holds an iconographic review of Brazilian and international furniture. The data is sourced from various publications including books, catalogs, articles, reviews, and semi-structured in-depth interviews. It begins with the demand for Brazilian Modern Furniture to be recognized as representative of Brazilian design in the early twentieth century following its first academic studies and exhibitions. Next, analyses are made on the status of modern objects, the affective relations between society and artifacts, the multiple forms of attributing meaning that can be attached to objects, and the different interpretations of these objects made by individuals. In this sense, the research examines how certain social groups appropriate these revalued objects as symbols of social status. In this respect, it observes the growing demand for Brazilian Modern Furniture in the secondary market – understood as a resale marketplace – for ostentatious consumption by wealthy collectors whose private collections comprise these pieces along with works of art. Thus, according to French pragmatic sociology, the conspicuous consumption of this furniture – resignified by their conditions of sophistication, designer recognition, increased market demand, and elevated prices – is framed into the new Economy of Enrichment. Accordingly, these pieces of furniture, considered capital goods, provide liquidity in the short, medium, and long term, and as such, are stored to be traded as investment objects. On account of the demand for this furniture being much higher than its supply, this study sheds light on the acts of counterfeiting leading to increased uncertainty about the originality of the furniture produced between the 1940s and the late 1960s. From this point on, the sale of this furniture in the collecting market is hinged on certificates of authenticity making it difficult for those who sell them. How can proof of authenticity be conferred on an object used for its practical functions? How is one to differentiate the original from the counterfeit object? To this end, we seek, in theory, and in practice, to understand the dynamics of this restricted market, based on the understanding of the many facets of authenticity. Ultimately, this thesis intends to contribute to research and assist contemporaneously in the exhibition and collection of productions by Brazilian designers.

Palavras-chave: Móvel Moderno Brasileiro, Design de móveis, Ressignificação, Autenticidade, Falsificação,

Palavras-chave: Modern Brazilian Furniture, Furniture design, Resignification, Authenticity, Counterfeit,

DOI: 10.5151/7spdesign-040

Referências bibliográficas
  • [1] " BOLTANSKI, L; ESQUERRE, A. The economic life of things: Commodities, Collectibles, Assets. New Left Review, v. 98, p 1-54. mar.-apr. 2016. Disponível em: https://newleftreview. org/II/98/luc-boltanski-arnaud-esquerre-the-economic-life-of-things. Acesso em: 28 maio 2018.
  • [2] FLIGSTEIN, N.; DAUTER, L. A Sociologia dos mercados. Cad. CRH, v. 25, n. 66, p. 481-504, set./dez. 201 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-49792012000300007. Acesso em: 8 fev. 202
  • [3] FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
  • [4] GILMORE, J. J.; Pine II, B. J. Authenticity: what consumers really
  • [5] want. MA, EUA: Harvard Business School Press, 2007.
  • [6] [5] SANTOS, M. C. L. Móvel moderno no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora
  • [7] Olhares, 2015."
Como citar:

MACHADO, Fernanda Tozzo; SANTOS, Maria Cecília Loschiavo; "Do sótão para a sala de estar: Móvel Moderno Brasileiro no século XXI", p. 171-178 . In: Anais do 7º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7spdesign-040

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações