Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CONGIC - Open Access.
D’ocês: Design da Informação sobre aspectos da memória e sociologia dos doces através dos Cadernos de Receitas União
D’ocês: Information design on aspects of the memory and sociology of confectionery through the cookery books of União brand
Farah, Giovanna ; BERTOLDI, CRISTIANE AUN ;
CONGIC:
Este Trabalho de Conclusão de Curso visou desenvolver infográficos a partir dos Cadernos de Receitas União. O estudo, coleta e tratamento de dados basearam-se na perspectiva histórico-sociológica de Gilberto Freyre em sua obra Açúcar: Uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil (1939). A pesquisa bibliográfica abordou a história do açúcar e os fundamentos do Food Design e do Design da Informação. Tratadas e organizadas em planilhas, as informações levantadas revelaram possíveis cruzamentos entre diversas classes relacionadas ao assunto, para geração de infográficos. O recorte foi caracterizado segundo a abordagem de Freyre: a partir das receitas por ele coletadas, relacionou ingredientes — frutos — à formação cultural do povo nordestino. Seguindo seus passos, o recorte definiu quatro tipologias de doces encontradas nos Cadernos União — sorvetes, biscoitos, pudins e compotas — nas versões com e sem frutos para análises e comparações. Em seguida foi definida a narrativa para o projeto, responsável por orientar as fases de experimentação (empregando meios manuais e digitais) e finalização dos infográficos, com a impressão dos cartazes. Os resultados da pesquisa, do contato com as receitas e da elaboração de infográficos conectaram a abordagem histórico-sociológica de Freyre à preservação, por parte da União, de uma memória compartilhada do doce, revelando também curiosidades acerca da produção, consumo e divulgação dessas receitas ao longo do tempo. Tais assuntos integram diferentes esferas do Food Design, disciplina que conecta design à alimentação e cultura.
CONGIC:
This Final Project aimed to develop infographics from the recipe books of the União sugar brand. The study, data collection and treatment were based on the historical sociological perspective of Gilberto Freyre in his work Açúcar: Uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil (1939). The bibliographical research addressed the history of sugar and the foundations of both Food Design and Information Design. Treated and organized in spreadsheets, the collected information revealed possible crossings among the classes related to the subject, for the generation of infographics. The framing was characterized according to Freyre's approach: based on the collected recipes, the author related ingredients — fruits — to the cultural background of Northeast Brazil. Following in his footsteps, the framing defined four types of sweets found in the União books — ice cream, cookies, puddings and jams — in versions with and without fruit for analyzes and comparisons. The next step was defining the narrative responsible for guiding the phases of experimentation (using manual and digital means) and finalization of the infographics, with the printing of posters. The results of the research, the contact with recipes and the creation of infographics connected Freyre's historical sociological approach to the preservation, by União, of a shared memory of sweet, also revealing curiosities about production, consumption and dissemination of recipes over time. Such subjects integrate different spheres of Food and culture.
Palavras-chave: doces, receitas, memória, design da informação,
Palavras-chave: confectionery, recipes, memory, information design,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-156_649712
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Como citar:
Farah, Giovanna; BERTOLDI, CRISTIANE AUN; "D’ocês: Design da Informação sobre aspectos da memória e sociologia dos doces através dos Cadernos de Receitas União", p. 2130-2146 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-156_649712
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