Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química
Pôster - Open Access.
DUAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE SEGURANÇA DE PROCESSOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NO BRASIL
VAZ JUNIOR, C. A ; CARVALHO NETO, A. D ; , ;
Pôster:
A indústria química é parte fundamental do desenvolvimento econômico e social brasileiro, porém, sua imagem muitas vezes está relacionada com acidentes e danos ambientais. Mudar esta visão passa por aumentar, cada vez mais, o nível de gerenciamento de segurança de processos nas plantas químicas nacionais, seja através de mudanças tecnológicas, reduzindo a severidade e probabilidade dos cenários, seja através de mudanças técnicas ou do investimento em formação e capacitação. Criar uma cultura de segurança é uma etapa fundamental para obter um processo mais seguro. Acreditando que a cultura de segurança deva ser parte integrante da formação acadêmica do profissional da engenharia química, este trabalho tem como objetivo apresentar duas abordagens, já em andamento, para o ensino de segurança de processos no Brasil. A primeira abordagem baseia-se na experiência observada em cursos de graduação de engenharia química, em particular na UFRJ e na USP. A segunda abordagem promove uma visão inovadora, onde a segurança de processos é ensinada a partir dos elementos de gestão de segurança propostos pela AIChE. Esta abordagem está sendo usada, de forma inédita, pela RSE Consultoria em seus cursos de pós-graduação e especialização em segurança de processo. Ao discutir ambas as abordagens espera-se promover o debate pela implementação de segurança de processos em outras IES brasileiras.
Pôster:
Palavras-chave: química,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1051
Referências bibliográficas
- [1] CENTER FOR CHEMICAL PROCESS SAFETY - CCPS, Diretrizes para Segurança de
- [2] Processos Baseada em Risco, Editora Interciência, 2014.
- [3] ESCOLA DE QUÍMICA / UFRJ, Ementa disciplina Segurança de Processos e Prevenção de
- [4] Perdas. Disponível em: http://eq.ufrj.br , 2018.
- [5] ESCOLA POLITÉCNICA / USP, Ementa disciplina Segurança de Processos da Indústria
- [6] Química. Disponível em:
- [7] https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PQI3412&codcur=3092&codhab=
- [8] 3000 , 201
- [9] LOUVAR, J. F.; HENDERSHOT, D. C. SACHE: 17 years of promoting teaching of safety to
- [10] chemical engineering students. Chemical Health & Safety, v. 10, n. 5, p. 8-10,
- [11] September/October 2003.
- [12] PERRIN, L.; LOURENT, A. Current situation and future implementation of safety curricula
- [13] for chemical engineering education in France. Education for Chemical Engineers, n. 3, p. e84-
- [14] e91, 2008.
- [15] RSE CONSULTORIA, Pós-graduação em Gerenciamento de Segurança de Processo.
- [16] Disponível em: https://www.rsem.com.br/posgraduacao/ , 2018.
Como citar:
VAZ JUNIOR, C. A; CARVALHO NETO, A. D; , ; "DUAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE SEGURANÇA DE PROCESSOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NO BRASIL", p. 3977-3980 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1051
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações