CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

E-learning para Empoderamento de meninas e mulheres nas áreas STEM

E-learning for Empowerment of women and girls in STEM areas

Silva, Alynka Joyce Borges da ; Andrade, Lisandra de ;

CIDI:

Nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics, em português Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) a presença feminina é baixa e carregada de desafios decorrentes do histórico machista e estrutural enraizados na sociedade. O afastamento das meninas nas disciplinas de ciência e matemática ocorre no período escolar, por conta do reforço de estereótipos e preconceitos. Visando inspirar, apoiar e despertar o interesse de meninas, estudantes do ensino médio, pelas áreas de STEM, o projeto MinaTech em parceria com o curso de design da UFSC acredita que uma possível solução educacional por meio de um ambiente de e-learning com objetos de aprendizagens não-interativos, interativos e educacionais.

CIDI:

In the areas of STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), the female presence is low and full of challenges arising from the sexist and structural history rooted in society. The withdrawal of girls from science and mathematics subjects occurs during the school period, due to the reinforcement of stereotypes and prejudices. Aiming to inspire, support and awaken the interest of girls, high school students, in STEM areas, the MinaTech project in partnership with the UFSC design course believes that a possible educational solution through an e-learning environment with objects of non-interactive, interactive and educational learning.

Palavras-chave: Design da informação, igualdade de gênero, design thinking, e-learning, STEM,

Palavras-chave: Information design, gender equality, design thinking, e-learning, STEM,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-78_647414

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Divulgação dos resultados: Censo da Educação Superior 202
  • [2] BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [3] BAXTER, Mike R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Mike R. Baxter; tradução Itiro Iida. 2. ed. rev. São Paulo: Blucher, 2000.
  • [4] COOPER,, A., Reimann, R., & Cronin, D. (2014). About Face 4: The Essentials of Interaction Design. Indianapolis: Wiley Publishing.
  • [5] GONÇALVES, B. S., Dick, M. E. & Vitorino, E. V. (2017). Design da informação e competência em informação: relações possíveis. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação. 14(1), 1-13.
  • [6] GRAY, Dave, Sunni Brown, and James Macanufo. Gamestorming : a Playbook for Innovators, Rulebreakers, and Changemakers. Sebastopol (Calif.): O'Reilly, 2010.
  • [7] FERNANDES, Anaïs. Mulheres são só 26% em profissões tecnológicas. 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/09/10/mulheres-sao-so-26-em-profissoes-tecnologicas.ghtml
  • [8] GIBBONS, Sarah. Cognitive Maps, Mind Maps, and Concept Maps: Definitions. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/cognitive-mind-concept/
  • [9] MINATECH. Disponível em: https://minatechbrasil.com.br/
  • [10] MOTA, Camilla Veras. Por que o Brasil tem caído no ranking global de desigualdade de gênero. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4nljwjq0nno
  • [11] NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Mulheres representam apenas 28% dos graduados em engenharia. 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/111497-mulheres-representam%C2%A0apenas%C2%A028-dos-graduados-em-engenharia%C2%A0
  • [12] NIELSEN, Jakob. The Theory Behind Heuristic Evaluations. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/how-to-conduct-a-heuristic-evaluation/theory-heuristic-evaluations/
  • [13] ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. ODS Brasil. ([s.d.]). Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/
  • [14] UNESCO. Decifrar o código: Educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). – Brasília: 2018. 84 p., il. ISBN: 978-85-7652-231-7. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691
  • [15] UNESCO. Mapeamento de iniciativas de estímulos de meninas e jovens à área de STEM no Brasil. Brasília, DF, 2022. 45p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380903
Como citar:

Silva, Alynka Joyce Borges da; Andrade, Lisandra de; "E-learning para Empoderamento de meninas e mulheres nas áreas STEM", p. 1181-1197 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-78_647414

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações