Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO ESCOLAR

Efísio, Lucas Alves Emanoel ; Vieira, Patrícia Dias ; Ladeira, Caroline Bordim ; Souza, Fernanda Raphaela Pantojo de ; Moraes, Marconi Fonseca de ; Oliveira, Luana Ribeiro de ; Vázquez, Gabriela David ; Rodrigues, Ilva Maria Gomes ; Silva, Maristela Lomar da ;

Artigo Completo:

Nos dias atuais, a sociedade vem enfrentando cada vez mais problemas ambientais, tais como acúmulo de resíduos sólidos, poluição do ar e contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Grande parte desses problemas enfrentados pela sociedade são causados por atividades antrópicas, decorrentes tanto de uma falta de conhecimento acerca da dinâmica da natureza e dos seres vivos, quanto da adoção de hábitos ecologicamente inadequados. Com isso, criou-se a necessidade de se trabalhar a educação ambiental, com vistas à minimização dos problemas ambientais através de ações educativas que visam à mudança de comportamento. A educação ambiental desempenha um importante papel na formação social do indivíduo, uma vez que fornece subsídios para a sadia relação entre os homens e, também, entre o homem e a natureza. Tendo em vista essa importância, o presente trabalho busca mostrar as atividades desenvolvidas nas instituições de ensino: Escola Municipal Theodoro Frederico Mussel e Escola Estadual Batista de Oliveira, situadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais - Brasil, a fim de aplicar os conceitos da Educação Ambiental em seu cotidiano. Para tal, foram utilizados recursos pedagógicos, como palestras (consumo consciente de energia elétrica, Dengue, chikungunya, Zika vírus, ITS...), oficinas (fabricação de repelente caseiro, sabão ecológico...), jogos educativos (jogo de tabuleiro sobre a transmissão e prevenção da Dengue) e outras atividades em grupo que estimulam o senso crítico, respeitando a faixa etária dos alunos atendidos. Durante todo o projeto, apresentou-se propostas de mudanças de hábitos para crianças e adolescentes e incentivou-se que os mesmos pudessem repassar o aprendizado recebido para toda a família e comunidade.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Escola, Educação, Sustentabilidade,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-212

Referências bibliográficas
  • [1] Brasil. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Presidência da República, Brasília, DF, 27 de abril de 1999.
  • [2] Repelente caseiro afasta o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. Disponível em: Acesso em: 22 mar 2016. Boletim Epidemiológico - Volume 47 - n° 16 - 2016 - Monitoramento dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika até a Semana Epidemiológica 9, 2016 - link para acesso: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/abril/11/2015-013---Dengue-SE9.pdf BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC/SEF, vols. 8 e 10, 1997.
  • [3] SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver. 2 ed. São Paulo: FTD, 1999.
Como citar:

Efísio, Lucas Alves Emanoel; Vieira, Patrícia Dias; Ladeira, Caroline Bordim; Souza, Fernanda Raphaela Pantojo de; Moraes, Marconi Fonseca de; Oliveira, Luana Ribeiro de; Vázquez, Gabriela David; Rodrigues, Ilva Maria Gomes; Silva, Maristela Lomar da; "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO ESCOLAR", p. 2105-2115 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-212

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