Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG

Caixeta, Laís Ferreira ; Ramos, André Luiz ; Teles, Débora Clarisa ; Porto, Larissa Cristina Ribeiro ; Silva, Sthéferson Bruno da ; Gonçalves, Regina Célia ;

Artigo Completo:

A globalização e o avanço da tecnologia estão contribuindo efetivamente para o aumento da poluição e o consumo errôneo dos recursos naturais. O destino incorreto dosresíduos sólidoscausa impactos negativos como problemas sociais e ambientais.A Educação Ambiental é utilizada como instrumento para agregar valores e conhecimentos ao público infantil, visando o equilíbrio do ser humano e o meio ambiente. O presente estudo mostra o resultado de atividades realizadas com alunos dasegunda série do ensino fundamental da Escola Estadual Adelaide Maciel no município de Patos de Minas-MG. As atividades foram realizadasno período de uma semana abordando os seguintes assuntos: uso de materiais recicláveis, destino correto dos resíduos sólidos, contato com a natureza e consumo inteligente. As crianças mostraram-se participativas e valorizaram o trabalho desenvolvido, podendo assim, compartilhar o conhecimento com seus familiares durante sua rotina diária. O jardim suspenso serviu como aprendizado de quão simples e divertido é produzir uma horta em uma residência,principalmente para o público infantil. O conhecimento agregado sobre resíduos sólidos possibilitou nos alunos uma reflexão sobre o consumo consciente e maneiras de contribuir para diminuição de resíduos e limpeza dos ambientes.

Artigo Completo:

Palavras-chave: educação ambiental, resíduos sólidos, ensino fundamental, Patos de Minas - MG,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-210

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4.out/nov/dez 2000.
  • [2] BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF, 2013. 3v.: Il.
  • [3] CARDOSO, Kênia Mesquita Mendes; SILVA, Gil Amaro da. Educação Ambiental nas escolas. 2011. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Biologia, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
  • [4] FADINI, P.S.; FADINI, A.A.B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química. no 1. maio de 2001. p. 9-18.
  • [5] KRISTEN BAILEY. Ehow Brasil. A importância de ensinar a sustentabilidade do planeta às crianças. 201 A importância de ensinar a sustentabilidade do planeta às crianças. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2017.
  • [6] MACEDO, Maria Alexandra Alves Pinheiro Torres de; RAMOS, Maria da Conceição Pereira. Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos: Caminho para um Futuro Sustentável. Eduser: revista de educação, Porto, v. 7, n. 2, p.41-57, 23 maio 2015. Mensal. Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2017.
  • [7] MARÇAL, M. da P.V. Educação ambiental e representações sociais de meio ambiente: uma análise da prática pedagógica no Ensino Fundamental em Patos de Minas – MG. Originalmente apresentado como dissertação de mestrado em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, 2005. 210f. Disponível em: < http://www.cipedya.com/web/ FileDetails.aspx?IDFile=156913>. Acesso em: 04 jun. 201
  • [8] PIVA A.M.; WIEBECK, H. Reciclagem do Plástico. São Paulo, Artibler Editora, 2004. RUY, R. A. V. A Educação Ambiental na Escola. Rio Claro, 2014.
  • [9] PHILIPPI,Arlindo Jr. PELICIONI, Maria Cecília Focesi. EducaçãoAmbiental e Sustentabilidade. Editora Manole, 2005.
  • [10] SALGADO, R. G. ; PEREIRA, R. M. R.; SOUZA, S. J. Pela tela, pela janela: questões teóricas e práticas sobre infância e televisão.Cadernos CEDES (Impresso), Campinas, v. 25, n. 65, p. 9-24, 2005.
  • [11] SOUZA, Melissa Sommer Miranda de. A Interdisciplinaridade da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. 2014. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponívelem: . Acesso em: 06 jun. 2017.
  • [12] FRIEDRICH, Leidi Cecilia. A Interdisciplinaridade da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. 2014. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2017.
Como citar:

Caixeta, Laís Ferreira; Ramos, André Luiz; Teles, Débora Clarisa; Porto, Larissa Cristina Ribeiro; Silva, Sthéferson Bruno da; Gonçalves, Regina Célia; "EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG", p. 2085-2094 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-210

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações