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Educação em design: proposta de um modelo de aceleração de aprendizagem

Design education: proposal for a learning acceleration model

PINTO, Marcelo Silva ; FLEURY, André Leme ;

Article:

O trabalho apresenta os primeiros resultados da pesquisa em andamento que investiga a relação entre a aprendizagem e as práticas profissionais do design no Brasil. O trabalho é embasado na teoria de prática e aprendizagem situada que considera que existem diversas práticas (acadêmicas, profissionais e sociais) que devem ser vivenciadas para que o aprendiz desenvolva sua capacidade de julgamento e com isso torne-se um profissional. Inicialmente a pesquisa demonstrou que os cursos de graduação devem seguir as orientações de qualidade legal, qualidade percebida, qualidade divulgada, e que os cursos de graduação, assim como os professores devem voltar a ter uma maior aproximação com as práticas profissionais do design. Isso, para compreenderem as práticas profissionais contemporâneas do campo, tornando tanto as disciplinas ministradas quanto os cursos mais relevantes para os estudantes e sociedade. Para isso, a pesquisa buscou encontrar as convergências e divergências entre a aprendizagem formal e as atuais práticas profissionais em design, visando propor ações que aproximem a prática acadêmica das práticas profissionais. Como resultado foram identificadas uma série de competências que extrapolam as que compõe os requisitos de “qualidade legal”, assim como uma lista de situações que proporcionaram aprendizado aos investigados. Dentre as exigências legais, uma resolução do Conselho Nacional de Educação, determina que até 2024, cursos de graduação tenham 10% de sua carga horária integralizada com ações de extensão universitária. Entendemos o fato como oportunidade para aplicar os resultados da pesquisa no desenvolvimento de artefatos que auxiliem professores e gestores a conduzir ações de extensão e proporcionem melhorias nos cursos de graduação em design. Desta forma, utilizando a abordagem Design Science Research Methodology, apresentamos os primeiros resultados do método que desenvolvemos. Este pode ser utilizado para revitalização de cursos de graduação em design e gerou os primeiros esboços de um modelo que pode contribuir para elaboração de ações de extensão universitária alinhadas às disciplinas de graduação, que denominamos Modelo de Aceleração de Aprendizagem.

Article:

The ongoing doctoral research concerns an investigation into the relationship between learning and professional design practices in Brazil. The work is based on the theory of practice and learning situated that considers that there are several practices (academic, professional and social) that must be experienced so that the learner expands his capacity for judgment and thus becomes a professional (LAVE, J. e WENGER, E.; 1991). Initially, the research demonstrated that undergraduate courses in design should follow the premises of legal quality, referential quality, perceived quality and disclosed quality and that, like teachers, they should return to have a greater approximation with the professional practices of design (PINTO. et al; 2022). This is because, by understanding the current professional practices of the field, they can improve the approach of the disciplines to make both the disciplines and the courses more relevant to students. For this, the research sought to find the convergences and divergences between formal learning and current professional practices in design through a data collection protocol, including interviews with experienced designers, novices, and design contractors, to propose actions that bring academic practice closer to practices Professionals. From this stage, a series of competencies were listed that extrapolate those that make up the requirements of legal quality as well as a list of situations that provide learning. As a preliminary result, we observed that the developed protocol can be a relevant instrument for updating design courses. In addition, the resolution of the National Council of Education was identified as an opportunity to apply the results of the research, which determines that by 2024, undergraduate courses in Brazil will have 10% of their workload paid with university extension actions. Thus, for the conclusion of the research, the Design Science Research Methodology approach (PEFFERS, K., TUUNANEN, T., ROTHENBERGER, M. A., & CHATTERJEE, S.; 2007) is being used for the development of an artifact that can contribute to the elaboration of university extension actions aligned with the undergraduate disciplines, which we call the Learning Acceleration Model in Design.

Palavras-chave: aprendizagem, prática em design, educação em design,

Palavras-chave: apprenticeship, design practices, design education,

DOI: 10.5151/7spdesign-025

Referências bibliográficas
  • [1] " CNE, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES no 7, de 18 de dezembro de 2018, Diário Oficial da União 49 (2018). https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf
  • [2] LAVE, J., WENGER, E. (1991). Situated leatning: Legitimate peripheral participation. New York: Cam-bridge University Press. LaveSituated … (Vol. 4).
  • [3] PEFFERS, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., & Chatterjee, S. (2007). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal of Management Information Systems, 24(3), 45–77. https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222240302
  • [4] PINTO, Marcelo Silva; CAMEIRA, Sandra Ribeiro; CARVALHO, Diego Luz de; FLEURY, André Leme; ""Premissas de qualidade para o ensino superior em design: uma análise baseada em quatro perspectivas"", p. 249-269 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
  • [5] ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-1354558 . Disponível em https://doi.org/10.5151/ped2022-1354558"
Como citar:

PINTO, Marcelo Silva; FLEURY, André Leme; "Educação em design: proposta de um modelo de aceleração de aprendizagem", p. 105-108 . In: Anais do 7º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7spdesign-025

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