Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL

Custódio, Sueli Sampaio Damin ; Cerqueira, Christopher Shneider ;

Artigo:

Este artigo expõe os resultados do processo educacional denominado Projeto Integrador, que contemplou a integração parcial entre as disciplinas obrigatórias de Direito, de Engenharia de Sistemas e de Projeto e Construção de Sistemas Aeroespaciais no curso de Engenharia Aeroespacial (AESP). Apoiado nos quatro pilares da UNESCO que fundamentam a aprendizagem do século XXI (saber conhecer, saber fazer, saber ser e saber conviver), o estudo de caso da aplicação das metodologias Educação Empreendedora (EE) e Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) se direciona aos interessados em explorar a transdisciplinaridade e o ensino da inovação e empreendedorismo inseridos no curso de Graduação. A pesquisa envolveu estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, e os resultados evidenciam a EE e o PBL como ferramentas válidas para o aprimoramento da formação dos estudantes de engenharia, sobretudo no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia (DCNs).

Artigo:

Este artigo expõe os resultados do processo educacional denominado Projeto Integrador, que contemplou a integração parcial entre as disciplinas obrigatórias de Direito, de Engenharia de Sistemas e de Projeto e Construção de Sistemas Aeroespaciais no curso de Engenharia Aeroespacial (AESP). Apoiado nos quatro pilares da UNESCO que fundamentam a aprendizagem do século XXI (saber conhecer, saber fazer, saber ser e saber conviver), o estudo de caso da aplicação das metodologias Educação Empreendedora (EE) e Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) se direciona aos interessados em explorar a transdisciplinaridade e o ensino da inovação e empreendedorismo inseridos no curso de Graduação. A pesquisa envolveu estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, e os resultados evidenciam a EE e o PBL como ferramentas válidas para o aprimoramento da formação dos estudantes de engenharia, sobretudo no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia (DCNs).

Palavras-chave: transdisciplinaridade; educação empreendedora; ensino da inovação; aprendizado baseado em projetos; engenharia aeroespacial,

Palavras-chave: transdisciplinaridade; educação empreendedora; ensino da inovação; aprendizado baseado em projetos; engenharia aeroespacial,

DOI: 10.5151/cbgdp2021-3125

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

Custódio, Sueli Sampaio Damin; Cerqueira, Christopher Shneider; "EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL", p. 1034-1045 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2021-3125

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações