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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS.

VICTORIO, Evandra Ramos ; DELIBERADOR, Marcella Savioli ; ANDRADE FAGUNDES, Viviane Vianna ; GARCIA, Luana Aparecida Zuppi ; KONIECZNIAK, Elisângela Mancini Marion ;

ARTIGO COMPLETO:

O artigo descreve a experiência multidisciplinar no Projeto Técnico Social (PTS) da UniFaj em 2023, enfatizando a inclusão de crianças com TEA. Explora a influência do ambiente construído em seu comportamento e os desafios da inclusão escolar. Destaca a importância da adaptação escolar e a conscientização para reduzir desigualdades, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto desenvolveu uma cartilha interdisciplinar sobre adaptações arquitetônicas para facilitar a inclusão escolar de crianças com TEA na transição para o Ensino Fundamental. Destaca-se a colaboração entre psicologia e arquitetura, com reflexões científicas e críticas sobre cada etapa do processo.

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"The article describes the multidisciplinary experience in the Social Technical Project (PTS) of UniFaj in 2023, emphasizing the inclusion of children with ASD. It explores the influence of the built environment on their behavior and the challenges of school inclusion. It highlights the importance of school adaptation and awareness to reduce inequalities, aligning with the Sustainable Development Goals (SDGs). The project developed an interdisciplinary booklet on architectural adaptations to facilitate the school inclusion of children with ASD transitioning to Elementary School. It emphasizes collaboration between psychology and architecture, with scientific and critical reflections on each stage of the process."

Palavras-chave: "Transtorno do Espectro Autista (TEA); Inclusão escolar; ambiente construído; Integração multidisciplinar. ",

Palavras-chave: "Autism Spectrum Disorder (ASD); School inclusion; built environment; Multidisciplinary integration. ",

DOI: 10.5151/eneac2024-824555

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Como citar:

VICTORIO, Evandra Ramos; DELIBERADOR, Marcella Savioli; ANDRADE FAGUNDES, Viviane Vianna; GARCIA, Luana Aparecida Zuppi; KONIECZNIAK, Elisângela Mancini Marion; "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS.", p. 1062-1073 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-824555

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